
Foi com contornos dramáticos. Em jogaço de sete gols, o Atlético venceu o ‘desconfigurado’ Grêmio por 4 a 3 no Independência, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. A partida teve dois belos gols de falta de Otero, ‘apagão’, forte chuva, expulsão e virada aos 53 minutos do segundo tempo.
Elias e Fred marcaram os outros do Atlético. Jean Pyerre, Pepê e Batista fizeram os gols do jovem time do Grêmio, que foca no Mundial de clubes, nos Emirados Árabes.
O resultado fez com que o Atlético chegasse aos 54 pontos e terminasse a Série A na nona posição. Ou seja: a equipe alvinegra depende de um eventual título do Flamengo na Copa Sul-Americana para garantir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores.
A combinação só foi possível por conta do empate por 2 a 2 entre Cruzeiro e Botafogo, no Rio de Janeiro. Com isso, a equipe carioca caiu para a 10ª colocação. O triunfo do sexto colocado Flamengo contra o Vitória também favoreceu.
Os jogadores do Atlético entram de férias nesta segunda-feira. A reapresentação está marcada para 4 de janeiro. No dia 11 de dezembro, os conselheiros escolherão o próximo presidente do clube - decisão que afetará o planejamento para 2018.
O Grêmio, que contou principalmente com jogadores jovens do time de transição, volta todas as atenções para o Mundial. A participação da equipe gaúcha no torneio nos Emirados Árabes se inicia em 12 de dezembro, às 15h (de Brasília). A semifinal será contra o Pachuca, do México, ou o Wydad Casablanca, de Marrocos.
Primeiro tempo movimentado
Conforme o esperado, o Atlético começou a partida em cima dos jovens jogadores do Grêmio. A equipe alvinegra apostava nas jogadas pelas pontas. Robinho, pela esquerda, e Otero, pela direita, criaram boas chances no início - que não se concretizaram em gol.
Em alguns momentos, todos os jogadores de linha do Atlético ocupavam o campo ofensivo. O posicionamento adiantado deu espaços ao Grêmio, que assustou nos contra-ataques. Aos 19’, Jean Pyerre finalizou firme, para defesa de Victor. Apenas três minutos depois, Elias fez boa tabela com Fred. O volante finalizou no canto, mas parou em grande intervenção de Bruno Grassi.
O goleiro fez outra bela defesa em chutaço de Otero de fora da área. Aos 29’, Elias finalizou no travessão e manteve a pressão alvinegra. A velha máxima do ‘quem não faz, toma’ foi aplicada no Independência. Dionathã cobrou falta na barreira, aos 33 minutos. A bola desviou e caiu no pé de Jean Pyerre, que deslocou Victor e abriu o placar: 1 a 0. Foi o primeiro gol dele como profissional.
A vantagem gremista durou pouco. Aos 36’, Elias repetiu uma tabela com Fred e saiu na cara do gol. Dessa vez, o volante não perdoou: 1 a 1. O Atlético manteve a pressão e tentou a virada.
Mas foi o Grêmio que fez o segundo num lance, no mínimo, inusitado. Aos 46’, Robinho tentou o passe na intermediária. A bola bateu no árbitro Marcelo Aparecido de Souza e sobrou para o Jean Pyerre, que lançou Pepê. O atacante driblou Victor e finalizou para as redes: 2 a 1. A reação alvinegra veio logo em seguida. Aos 47’, Fred sofreu falta na entrada da área. Otero confirmou o bom momento e cobrou com perfeição: 2 a 2.
Segundo tempo heroico
Assim como no primeiro tempo, a arbitragem esperou liberação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para iniciar o jogo ao mesmo tempo que nas outras partidas da última rodada. O Atlético voltou a campo com a mesma ideia de jogo: pressionar o Grêmio. O número excessivo de erros de passe na saída de bola, entretanto, dava oportunidades ao time gaúcho.
Num desarme no meio do campo, o Grêmio encontrou o terceiro gol, aos 15’. A equipe visitante trocou passes até a bola chegar em Pepê, na ponta direita. O jovem cruzou para Batista, em condição duvidosa, se antecipar à marcação de Bremer e finalizar para as redes: 3 a 2.
Mais uma vez, a reação alvinegra veio em seguida. Aos 20’, Robinho recebeu na ponta esquerda e avançou. O camisa 7 cruzou para a área. Fred subiu alto e empurrou de cabeça para o fundo do gol: 3 a 3.
O duelo ganhava contornos dramáticos para o Atlético. A chuva, que não caiu desde o início do jogo, reapareceu no Independência. A partida ficou ainda mais aberta: o time mineiro se atirava ao ataque, mas dava espaço para os contragolpes gaúchos. Rafael Moura recebeu cruzamento de Fábio Santos na pequena área, mas chutou para fora.
Aos 38’, a situação ficou ainda mais complicada. Gustavo Blanco deu um carrinho frontal e fez falta dura. O resultado: o volante foi expulso. Nesse meio tempo, torcedores gritaram o nome do ex-presidente alvinegro Alexandre Kalil. Em seguida, os refletores do Independência ficaram sem luz.
Enquanto isso, os olhares no estádio se viraram aos resultados dos outros jogos. O Cruzeiro, que empatou com o Botafogo por 2 a 2, fez com que o sonho alvinegro se mantivesse vivo. A partida recomeçou com o relógio apontando 50 minutos.
Pouco tempo depois, Otero conseguiu a virada. O venezuelano cobrou falta de muito longe. A curva da bola ‘matou’ o goleiro Bruno Grassi. Delírio no Independência: 4 a 3. Depois disso, o time alvinegro se manteve tranquilo e segurou o resultado. Agora, é torcer pelo histórico rival Flamengo.
ATLÉTICO 4 X 3 GRÊMIO
Atlético: Victor; Bremer (Rafael Moura), Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson (Gustavo Blanco) e Elias; Otero, Robinho e Valdívia (Luan); Fred.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Grêmio: Bruno Grassi; Felipe, Ruan (Erickson), Emanuel e Conrado; Balbino, Machado e Jean Pyerre (Matheuzinho); Pepê, Dionathã e Lucas Poletto (Batista).
Técnico: César Bueno
Gols: Elias, aos 36 minutos, e Otero, aos 48 minutos do primeiro tempo; Fred, aos 20 minutos, e Otero, aos 53 minutos do segundo tempo (ATL); Jean Pyerre, aos 33 minutos, e Pepê, aos 46 minutos do primeiro tempo; Batista, aos 15 minutos do segundo tempo (GRÊ)
Cartões amarelos: Adilson, Robinho, Elias, Fábio Santos, Leonardo Silva e Victor (ATL); Dionathã (GRÊ)
Cartão vermelho: Gustavo Blanco (ATL)
Público: 19.116 torcedores
Renda: R$ 327.010,00
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 3 de dezembro (domingo), às 17h (de Brasília)
Local: Independência, em Belo Horizonte
Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza - SP (CBF)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho - SP (CBF) e Bruno Salgado Rizo - SP (CBF)
ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DO JOGO:
Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Homenagem Prefeitura de Sete Lagoas promove homenagem aos Atletas Destaque 2025 em cerimônia no Ginásio da Feirinha Mín. 20° Máx. 36°

