No dia 20 de dezembro, o Hospital Municipal Flávio D’Amato, iniciou a I Campanha Humaniza-HM com o tema "Sensibilização e Práticas de Humanização". A ação é uma iniciativa da Comissão de Humanização do HM e visa a sensibilização dos profissionais em suas práticas cotidianas com os pacientes, familiares e toda equipe de trabalho.
Vários profissionais participaram da organização e colaboraram com palestras, dentre eles, Janice Carmem Kilesse - Assistente Social HM, Marise Cabral - Psicóloga HM, Camila Vasconcelos - Psicóloga Cerest e Patrícia Paiva - Assistente Social Cerest. Também participaram outros convidados. Os temas abordados foram qualidade e importância da comunicação no âmbito hospitalar, acolhimento e relações humanizadas, corresponsabilidade e ética no trabalho, afetividade, autonomia, a diferença entre o tratar e o cuidar, dentre outros.
Segundo Janice Kilesse, a Humanização em Saúde pode ser traduzida como uma busca incessante do conforto físico, psíquico e espiritual do paciente, da família e equipe. Para ela, este é um tema primordial para abordagem tendo em vista os inúmeros enfrentamentos vividos por todos os inseridos nesse contexto.
O primeiro encontro foi com os coordenadores de equipe gerando um resultado bastante positivo. Já existe uma escala para que o tema seja abordado com todos os demais funcionários do hospital. “Ações dessa natureza reafirmam o compromisso da Gestão da Saúde com a Humanização, e seu papel fundamental para a qualidade do atendimento em nossas unidades. A população não precisa apenas de médicos, procedimentos e medicamentos. É preciso acolher o paciente de forma humanizada, pois temos certeza de que esse cuidado reflete diretamente no resultado de qualquer tratamento”, declarou a secretária de Saúde Vanessa Lopes Alves Ferreira.
A campanha contou com o apoio da UNIMED de Sete Lagoas, da Trupe da Alegria, e equipe de voluntárias que fazem um excelente trabalho frente ao hospital há muitos anos e demais parceiros.
Natália Maryelle
Estagiária de Comunicação
Secretaria de Saúde de Sete Lagoas
[email protected]
(31) 3773.2576
Mín. 12° Máx. 24°