
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (10) que está aberto a conversar com a Coreia do Norte. A declaração foi dada durante conversa telefônica com o presidente sul-coreano Moon Jae-in e foi divulgada pelo gabinete da presidência desse país.
Um dia depois que as Coreias do Norte e do Sul estabeleceram as primeiras conversas em mais de dois anos, Trump afirmou que não haverá nenhuma ação militar enquanto o diálogo estiver em andamento, informou a Casa Branca em um comunicado divulgado após a conversa.
“Os dois chefes de estado preveem que as atuais conversas inter-coreanas podem naturalmente levar a conversas entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte pela desnuclearização da penínsua coreana após os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang e concordaram em negociar juntos o progresso das conversas inter-coreanas", afirma o comunicado.
“O presidente Trump disse que os EUA estão abertos ao diálogo se a Coreia do Norte assim quiser, desde que as circunstâncias e a hora forem corretas".
Trump também disse que enviaria o vice-presidente Mike Pence para liderar a delegação americana nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang, que serão realizados na Coreia do Sul no próximo mês.
O governo Trump tem dito que prefere uma solução diplomática para a crise, mas que todas as opções estão sendo consideradas, inclusive uma ação militar. Washington tem insistido que qualquer diálogo futuro só deve ocorrer se a Coreia do Norte desistir de suas armas nucleares, algo que Pyongyang não aceita.
Reunião sobre Jogos Olímpicos
Também nesta quarta-feira (10), o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que vai se reunir no dia 20 de janeiro para decidir sobre a participação de atletas norte-coreanos nos Jogos de Inverno na Coreia do Sul em fevereiro.
“Na reunião, serão tomadas várias decisões essenciais, incluindo o número e os nomes dos atletas e autoridades do Comitê Olímpico da República Democrática Popular da Coreia, já que todos os prazos para registro já se esgotaram”, informou o COI em um comunicado na quarta-feira (10).
“O COI também vai ter que decider o formato dessa participação, incluindo questões relacionadas ao protocolo oficial (bandeira, hino, cerimônias, uniformes etc.)”, continua o comunicado.
Por Reuters - G1

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

