Domingo, 18 de Maio de 2025
13°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Zoológico

Febre amarela: Zoológico de Belo Horizonte vai exigir cartão de vacinação

Alguns animais serão retirados da visitação, como o mico-leão-dourado

26/01/2018 às 14h09
Por: Redação
Compartilhe:
Hernandes Tinoco/PBH
Hernandes Tinoco/PBH

Visitantes do Zoológico de Belo Horizonte precisarão estar vacinados contra a febre amarela para aproveitar o espaço de lazer na capital. Para isso, será necessário apresentar o cartão de vacinação.

A medida que passará a valer a partir do próximo dia 2 de fevereiro tem como objetivo garantir a segurança dos que visitam o local quanto do grupo de animais do zoológico. Para organizar o espaço e adaptá-lo com sinalizações e ações preventivas, o espaço estará fechado do próximo sábado (27) até a quinta-feira (1º).

“Embora não tenhamos registros de casos da doença nas proximidades do zoo, adotar essa exigência do cartão de vacinação é importantíssimo, pois esse é um dos locais da cidade que mais concentra pessoas aos finais de semana e está em meio à mata”, afirma Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB).

Como o zoo da capital possui animais que são mais suscetíveis à doença, haverá a retirada deles neste período, conforme explica Sérgio. “É necessário fazer o recolhimento para uma área reservada, que é toda protegida por telas finas. A partir do dia 2 de fevereiro, estarão fora da área de visitação as espécies de primatas bugio, parauacu, sagui-imperador, macaco-da-noite, mico-leão-de-cara-dourada, mico-leão-dourado, macaco-prego e guigó”, explica.

Apesar da retirada dos macacos para visitação é importante destacar que eles não transmitem a febre amarela aos humanos. No trabalho de prevenção eles são aliados, pois, quando contaminados, indicam que o local onde vivem pode ter um foco dos mosquitos transmissores infectados com o vírus.

Inhotim também adota medida

Desde a última terça-feira (23), o Instituto Inhotim, em Brumadinho, tem exigido o comprovante de vacinação dos visitantes que desejam conhecer o espaço.

Em nota, o Inhotim afirmou que desde que alguns casos foram registrados no Estado em 2017 o instituto vem realizando medidas de proteção. “O Instituto informa que não foi identificado nenhum caso de febre amarela no Inhotim e que continua tomando todas as medidas preventivas necessárias para combater a doença”, disseram em nota.

Fonte: Bhaz com PBH

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 02h07 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 24°

Seg 25°C 12°C
Ter 25°C 13°C
Qua 26°C 13°C
Qui 27°C 13°C
Sex 27°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio