
Antes de iniciar os trabalhos na Reunião Ordinária dessa terça-feira (20), os vereadores receberam e ouviram o bispo diocesano de Sete Lagoas, Dom Aloísio Vitral. Milton Martins (PSC) foi quem convidou o religioso para a visita. “Com muito carinho e delicadeza de espírito desejei este momento pelo fato de saber que todos nós estamos no mesmo barco, querendo bem ao nosso povo”, iniciou o bispo.
Outro momento de destaque da sessão foi a aprovação do Projeto de Lei Ordinária (PLO) que altera o nome do parque Náutico da Boa Vista. O PLO 231/2017 tem autoria do presidente da Câmara, Cláudio Caramelo (PRB), e altera o nome do espaço para parque náutico do Boa Vista "prefeito Sérgio Emílio Brant de Vasconcelos Costa". Familiares do político acompanharam e comemoraram a aprovação unânime do texto.

Vários vereadores valorizaram o projeto. Gonzaga falou das “marcas indeléveis deixadas pelo político”. Para Gilson Liboreiro, “Sérgio Emílio fez obras que a população até hoje agradece”. Euro Andrade disse que “foi um exemplo para Sete Lagoas pelo dinamismo”. Para Milton Martins, “não é mais um é aquele que fez”, opinou antes de parabenizar o autor, Caramelo, “pela sensibilidade”.
Pr. Alcides (PP) falou em honra por poder participar do momento e emendou: “o que estamos fazendo não é nada mais, nada menos do que um dever de reconhecer aquele que marcou a história da administração de Sete Lagoas”. Renato Gomes encerrou as manifestações e lembrou de vários festivais que participou no parque náutico.
Morador do bairro Boa Vista, o autor do projeto, Caramelo lembrou de conversas com o ex-prefeito onde Sérgio Emílio teria admitido que a obra foi a que mais gostou de fazer. “Resolvemos homenagear o local porque ele gostava. Feliz do povo que tem memória”, concluiu o presidente.
Na sequência dos trabalhos todos os textos da pauta foram aprovados, exceto o Anteprojeto de Lei (APL) 372/2017 que foi retirado pelo autor Gilberto Doceiro (MDB). O texto "dispõe sobre isolamento acústico em salões de festas nos edifícios habitacionais no município de Sete Lagoas e dá outras providências."
PLO 1° Turno
Os dois primeiros textos de Projeto de Lei Ordinária (PLO) da pauta foram do Executivo. O 305/2017 que “dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação no diário oficial do município de Sete Lagoas da lista geral dos fornecedores mais reclamados do Procon, e dá outras providências”. E o PLO 306/2017 “Altera a lei n° 8.454 de 12 de junho de 2015 que “dispõe sobre prazo máximo de atendimento aos clientes em cartórios públicos, e dá outras providências”.
APL
Vários Anteprojetos de Lei (APL) de grande interesse foram apreciados. O APL 356/2017 “cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais – CMPDA – e dá outras providências”. Também de Milton o APL 358/2017 “dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de avisos com o número do disque denúncia da violência contra a mulher (disque 180)”. Ainda de Milton, o APL 357/2017 “Institui a “ficha limpa municipal” na nomeação de servidores a cargos comissionados no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do poder Executivo e poder Legislativo, e dá outras providências”.
Já o APL 387/2017 é de Zé do União (PSL) e “dispõe sobre a criação e implantação da ótica popular com a finalidade de assegurar o fornecimento de óculos de grau às famílias carentes, cuja renda mensal per capita seja igual ou inferior a um salário mínimo mensal”.
Encerrando as votações de APL foi apreciado o 388/2017 de Doutor Ronaldo (PDT) que “institui obrigatoriedade da língua brasileira de sinais -libras no currículo escolar no âmbito do município de Sete Lagoas e dá outras providências”.
APLC
O vereador Fabrício Nascimento (PRB) assina o Anteprojeto de Lei Complementar (APLC) 8/2017 que “obriga a sinalização de locais que se constituam unidades de conservação municipais”.
PLO 2° turno
Em segundo turno de votação foram apreciados dois PLOs. O 250/2017 de Gilson Liboreiro (PSL) “institui no calendário de comemorações oficiais do município de Sete Lagoas o dia municipal de combate ao trabalho infantil”. E o PLO 8/2018 é do Executivo e “altera a lei nº 5.749 de 18 de dezembro de 1998 que “regulamenta os serviços públicos de água e esgoto prestados pelo SAAE - Serviço Autônomo de Água, Esgoto e saneamento urbano”.
RFPL / RFAPL
Encerrando os trabalhos foram apreciadas as redações Finais a Anteprojetos de Lei (RFAPL) e a Projetos de Lei (RFPL). As RFPL são: 271/2017, 186/2017 e 266/2017. E as RFAPL são as seguintes: 330/2017, 355/2017, 349/2017, 350/2017, 353/2017, 255/2017 e 262/2017.
Marcelo Paiva - Secretaria Especial de Comunicação | TV Câmara

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

