
A Fundação João Pinheiro (FJP) alterou a Base da Divisão Territorial de Minas Gerais nesta semana, com o acréscimo do distrito de Biguatinga ao município de São Pedro da União, no Território Sudoeste. Com a atualização, o estado passa a ter 1.740 distritos, sendo 853 sedes municipais (cidades) e 887 sedes distritais (vilas).
O acréscimo veio por meio da Lei Municipal nº 1075, de 2 de fevereiro de 2018, publicada no Diário Oficial Minas Gerais em 21 de fevereiro deste ano.
Além de aumentar a autonomia administrativa e de serviços, a mudança de categoria de povoado a distrito traz uma série de benefícios à comunidade, que deixa de ser uma área exclusivamente rural e passa a ter um núcleo urbano, o que dá a ela a possibilidade de receber recursos de programas governamentais restritos aos distritos, como saneamento básico, pavimentação, telefonia celular, cartório, agências de correios e bancária, entre outros.
Segundo a Lei Complementar Estadual nº 37, de 1995, para a criação dos distritos é necessário que haja um mínimo de 200 eleitores; um povoado com pelo menos 50 moradias e escola pública; e que a demarcação dos limites seja feita segundo as linhas geográficas que acompanhem acidentes naturais e que se situem entre pontos de presumível permanência no terreno e identificáveis em documentação cartográfica oficial.
A FJP também é a responsável exclusiva no Governo do Estado pela elaboração do estudo técnico obrigatório para a criação dos distritos. O estudo resulta na minuta de um projeto de lei que é entregue ao executivo municipal para encaminhamento à Câmara de Vereadores. Com a aprovação do legislativo municipal, o projeto segue para sanção do prefeito.
A criação de cada distrito é também informada pela Fundação João Pinheiro ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para que seja incorporado à base territorial brasileira e integre futuros censos demográficos.
A base de dados atualizada está disponível para download no Portal da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais de Minas Gerais (Iede/MG).
Por Agência Minas

Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 17° Máx. 31°

