Sexta, 04 de Julho de 2025
16°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Sete Lagoas

Sete Lagoas registra 211 casos suspeitos de Dengue em 2018

Também foram notificados 10 casos suspeitos de Zika Vírus, seis em gestantes, sendo que quatro deram negativo e dois ainda não obtiveram resultados. Além desses, foram notificados seis casos de Chikungunya

07/03/2018 às 12h24 Atualizada em 07/03/2018 às 12h40
Por: Redação Fonte: Da redação com ascom saúde
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o segundo boletim informativo sobre a situação da Dengue no município para o ano de 2018.

Nesse período, foram notificados 211 casos suspeitos de Dengue. No entanto, apenas 16 foram confirmados. Também foram notificados 10 casos suspeitos de Zika Vírus, seis em gestantes, sendo que quatro deram negativo e dois ainda não obtiveram resultados. Além desses, foram notificados seis casos de Chikungunya, com três negativos e o restante ainda aguardando resultados.

As equipes de Controle do Vetor estão trabalhando intensivamente para que esses números diminuam. Foram feitas as operações de bloqueio com inseticida para contenção da propagação dos casos nas últimas quatro semanas em 10.732 imóveis de 41 bairros da cidade. Atualmente, esse bloqueio está acontecendo no bairro São Geraldo, que está entre bairros onde foram encontrados mais criadouros de ovos do mosquito Aedes aegypti na cidade.

Os Agentes de Endemias (ACEs), juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), estão visitando os 115.879 imóveis de Sete Lagoas, cadastrados na última atualização dos dados do controle da dengue.

Já as Armadilhas de Oviposição coletaram 6.746 ovos do mosquito Aedes aegypti até 7ª de semana de 2018 e comprovam que esse ano teve uma queda em relação aos anos anteriores, pois no mesmo período em 2017, foram coletados 10.770 ovos, e em 2016, 14.699 ovos do mosquito.

Também estão sendo feitas mobilizações sociais como palestras e apresentações teatrais em escolas e unidades de saúde do município, stands em espaços públicos e privados que alertam a população sobre importância do combate ao mosquito.                                             

Febre Amarela

Em 2018 já foram encontrados, em Sete Lagoas, oito macacos mortos. Os animais foram recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) e encaminhados para o laboratório do CCZ-BH para análise. Apenas um resultado, negativo para Febre Amarela, foi divulgado até o momento.

O Controle da Dengue intensificou as vistorias nas regiões e realizou mobilização informando a população sobre prevenção e controle da Febre Amarela. Nenhum caso da doença foi registrado em Sete Lagoas até o momento. A vacina contra a Febre Amarela continua disponível nos 18 postos com sala de vacinação do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h06 - Fonte: ClimaTempo
16°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 21°

Sáb 25°C 11°C
Dom 27°C 11°C
Seg 24°C 12°C
Ter 25°C 9°C
Qua 25°C 10°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio