Uma família que mora em Baldim, está passando por momentos difíceis após a prefeitura de Baldim-MG cortar a verba para o transporte escolar. Um internauta, Arthur Barbosa, iniciou uma campanha na internet na tentativa de sensibilizar as pessoas pela causa.
A família composta de três irmãos (Valéria, Adenísio e João) são filhos de Mariza, que ainda tem mais quatro filhos. Três nasceram com problemas, ao longo dos anos, à medida em que foram crescendo, atrofiaram seus membros (não se sabe ao certo qual a doença, parecida com a paralisia infantil). Eles conservam apenas o olhar, pois ao observá-los, a mãe Mariza já percebe quando estão com fome ou com vontade de ir ao banheiro e coisas afins do cotidiano.
Valéria, a moça, vive em um carrinho de mão de pedreiro e não o larga de maneira alguma. Assim, a sua locomoção pelas ruas de Baldim é um pouco melhor. A mãe os levava, sempre com a ajuda de outras pessoas à APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Sete Lagoas, para fazerem consultas.
Prefeito em exercício de Baldim Alex Vander de Souza Martins
Porém, com a falta de um transporte de qualidade ficou difícil a locomoção dos irmãos. Assim sendo, Valéria, Adenísio e João não estão indo mais à escola, depois que a Prefeitura de Baldim cortou a verba para levá-los. Então passaram a ficar o dia inteiro dentro de casa, mas estão empolgados em estudar.
A mãe nunca pensou em abandoná-los, pois o amor que sente por eles supera qualquer barreira. E uma delas seria a falta do pai, que teria saído de casa.
A família não possui nenhuma assistência do Governo, como Bolsa Família e os irmãos menores não são aposentados ainda. Porém, Adenilson, Valéria e o filho mais velho, recebe um pequeno salário.
O post de Arthur Barbosa foi visualizado por milhares de pessoas e teve mais de 100 compartilhamentos. A intenção maior de Arthur é alcançar as grandes emissoras de TV do país, a fim de ajudá-los.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BALDIM:
A Prefeitura Municipal de Baldim vem informar que a família da Sra. Mariza Maciel Freire é assistida pelas Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social do município. Gostaríamos de ressaltar que toda ajuda é sempre bem vinda para esta família, porém gostaríamos de esclarecer alguns pontos que estão divergindo da atual situação vivenciada pela família. Em relação a “aposentadoria” dos filhos de Mariza, informamos que Adenizio Maciel Freire e Valeria Aparecida Freire recebem o BPC – Beneficio de Prestação Continuada. Ressaltamos aqui que são permitidos por Lei somente dois Benefícios na família.
Informamos ainda que em novembro/2017 os filhos da Sra. Mariza foram contemplados com cadeiras de rodas novas e personalizadas, sendo esta aquisição viabilizada através da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social de Baldim em parceria com o CREAB – Centro Especializado em Reabilitação em Pará de Minas.
Em relação à vida escolar, informamos que todos os três estão matriculados na Escola Estadual Oscar Artur Guimarães, onde há o espaço adequado para recebe-los, porém o Estado ainda não realizou a contratação do profissional que atende a sala de AEE – Atendimento Educacional Especializado. Devido a este motivo ainda não houve a necessidade do uso do transporte escolar municipal.
Att
Gabinete da Prefeitura de Baldim - MG
Da Redação
Mín. 12° Máx. 21°