
Na manhã da última sexta-feira, 27, o prefeito Leone Maciel e o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Arnaldo Nogueira, lideraram uma visita até as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e depois à Estação de Tratamento de Água (ETA) – Sistema Rio das Velhas. Acompanhados de secretários municipais, vereadores e convidados, o prefeito anunciou que a ETE fica pronta em até dois anos, mas pode sair em até 18 meses.
A empresa vencedora do processo licitatório e que já trabalha na construção da ETE é a Prefisan. Estão garantidos os recursos, via Ministério das Cidades – PAC Saneamento Básico - para a construção do empreendimento. “Uma obra da ordem de R$ 70 milhões. Nesse início de ano conseguimos a liberação da licença ambiental da Supram para iniciarmos a construção com um recurso oriundo de fundo perdido. Esta foi uma grande conquista”, comenta o prefeito.
A ETE será construída na comunidade de Areias, após o bairro Tamanduá. Atualmente Sete Lagoas tem 95% de cobertura de rede coletora de esgoto e 99% de rede de distribuição de água. O empreendimento será construído em uma área de 111.793 m² e terá uma única unidade para atender as duas bacias hidrográficas da sede do município. Haverá transposição de uma bacia para outra através de estação elevatória de esgoto bruto.

O empreendimento foi projetado para atender uma população de 227 mil habitantes, com o horizonte final para o ano de 2033, quando é estimada uma população de 298 mil habitantes em Sete Lagoas. O sistema de tratamento será constituído de tratamento preliminar, reatores UASB, filtros biológicos, decantadores e desidratação de lodo. A ETE é uma importante obra para a melhoria das condições sanitárias e ambientais do município e consequente melhoria da qualidade de vida da população.
“Estamos colhendo os frutos que plantamos em 2007/2008, na nossa primeira gestão. A ETE vai tratar o esgoto domiciliar de toda cidade. Esta é uma realização de um enorme ganho ambiental de toda região. Nesta manhã, visitamos obras e realizações reforçando que Sete Lagoas é o melhor lugar para se investir em Minas Gerais”, avalia o prefeito Leone Maciel.
Com investimentos, ETA produz 10 milhões de água/dia
A comitiva seguiu para a Estação de Tratamento de Água (ETA) – Sistema Rio das Velhas, em Funilândia. A transformação pelo qual passou o empreendimento foi demonstrada em números e ações efetivas que fizeram com que a ETA funcionasse de verdade após o início dos trabalhos da atual administração, no ano passado. “Se em Janeiro de 2017 a vazão era de 216 mil litros/hora, hoje são enviados cerca de um milhão de litros/hora, o que corresponde a 10 milhões de litros de água/dia. A ETA só foi possível operar com maior capacidade após uma série de medidas emergenciais, negligenciadas pela administração passada”, afirmou Arnaldo Nogueira, presidente do SAAE. O teste final da ETA, para atingir a vazão de 490 L/S - conforme contrato firmado entre a Prefeitura de Sete Lagoas e a empresa COLLETT Engenharia – é o grande desafio.

A atual administração do SAAE investiu cerca de R$ 5 milhões para que a água tratada não deixasse de chegar até Sete Lagoas, o que poderia ocasionar um colapso no abastecimento público. É projeto para este ano iniciar a construção de dois grandes reservatórios em Sete Lagoas, cada um com 10 milhões de litros/água; um no bairro São João e o outro na região Sul. “O SAAE é altamente viável. O que faltava para a autarquia está sendo suprido agora, com investimento em grandes reservatórios para levar água de qualidade e em quantidade para toda a cidade por meio da gravidade. Temos água no Norte da cidade e o desafio é levar até o Sul. O SAAE precisa de modernidade e a população vai ver que se trata - com todo o investimento que está sendo feito - da melhor companhia de saneamento que Sete Lagoas pode ter”, afirmou Leone Maciel.
Por Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas

Imprensa Carnaval de BH tem projeção internacional com visita de jornalistas portugueses
Literatura Lançamento do livro “História e Memórias” marca os 70 anos da Diocese de Sete Lagoas
Colisão na estrada Batida entre dois carros na MG-424 termina sem feridos em Prudente de Morais Mín. 18° Máx. 25°


