Sábado, 17 de Maio de 2025
21°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Zika Vírus

Sete Lagoas tem três casos prováveis de zika em gestantes neste ano

Dados foram divulgados nesta segunda-feira (7), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)

08/05/2018 às 13h54 Atualizada em 08/05/2018 às 13h59
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem do Google
Imagem do Google

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicou nesta segunda-feira (7) boletim epidemiológico de monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika. De acordo com o boletim, foram registrados 202 casos prováveis de zika em 2018, sendo 60 em gestantes e destas três com confirmação laboratorial.

Casos prováveis de zika em gestantes foram registrados em 19 municípios, destaca-se: Montes Claros (10 gestantes), Ipatinga e Janaúba (8 gestantes cada), Belo Horizonte, Timóteo (4 gestantes cada), Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Sete Lagoas, Ubá e Uberlândia (3 gestantes cada), Juiz de Fora e Uberaba (2 gestantes cada).

Levantamento de infestação

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) foram desenvolvidos em 2002, para atender à necessidade dos gestores e profissionais que operacionalizam o controle das arboviroses de dispor de informações entomológicas em um ponto no tempo (antes do início do verão) antecedendo o período de maior transmissão, com vistas ao fortalecimento das ações de combate vetorial nas áreas de maior risco.

Trata-se, fundamentalmente, de um método de amostragem que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos, de maneira rápida. O LIRAa/LIA são métodos de amostragem e mapeamento dos índices de infestação por Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Estes levantamentos permitem a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação dos municípios que o realizaram. Os índices até 0,9% indicam condições satisfatórias, entre 1% e 3,9%, situação de alerta e índices superiores a 4%, risco de surto.

No levantamento realizado em janeiro de 2018: 191 municípios estão em situação de risco para ocorrência de surto, 353 estão em situação de alerta e 290 em situação satisfatória e 19 municípios não encaminharam os resultados.

Chikungunya

O índice de casos prováveis de Chikungunya dispararam nos meses de março e abril de 2018, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG. Até fevereiro, foram registrados 1653 casos, e agora os números já chegam a 5762, o que significa um aumento de 248,5%. Os números divulgados pela SES-MG são a somatória dos casos confirmados e dos casos suspeitos.

Os casos estão concentrados na região do Vale do Aço. A cidade com maior índice é Ipatinga, com 823 casos prováveis. Do total dos registros, 55 são gestantes, sendo que 18 foram confirmadas por exame laboratorial.

Apesar dos altos índices, há uma queda significativa em relação a 2017, ano com maior registro de casos da doença. No ano passado, 13 mil casos foram registrados até o mês de abril, contra 5758 neste mesmo mês em 2018, significando uma queda de 125%.

A doença é parecida com a dengue, até mesmo nos sintomas. Porém, atinge também as articulações do paciente. Caso não haja cuidado médico, a pessoa pode morrer.

Assim como a dengue, para evitar a Chikungunya, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança.

Dengue

A SES-MG também divulgou os números da dengue em 2018. Até abril, foram registrados 17227 casos suspeitos da doença, 4,5% a menos do que o índice até este mesmo mês em 2017.

As cidades de Rodeiro, Piraúba e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, foram as que apresentam maiores incidências da doença, somando 715 casos prováveis.

Uberaba, no Triângulo Mineiro, Conceição do Pará e Moema, no Centro-Oeste, registraram mortes. Nove óbitos ainda estão sob investigação.

Fonte: SES-MG

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 17h08 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 26°

Dom 25°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Ter 26°C 12°C
Qua 27°C 12°C
Qui 28°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio