
Com foco na preservação e na sustentabilidade ambiental, a Semana do Meio Ambiente é celebrada em Belo Horizonte e no interior de Minas. A programação extensa inclui a assinatura de importantes documentos e atividades lúdicas e educativas em espaços no entorno da Praça da Liberdade, na capital, com atrações para públicos de todas as idades. O evento vai ocorrer neste domingo, entre 8h e 12h.
A abertura das comemorações, que ocorreu na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), foi marcada por importante avanço na área de gestão de resíduos sólidos urbanos. Na ocasião, o governo do Estado e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinaram o termo de cooperação técnica que estabelece um plano de trabalho voltado especialmente para o consorciamento de municípios, com vistas à criação de aterros, e ainda para o incentivo à reciclagem. As medidas têm o objetivo de promover a destinação adequada desses materiais, bem como a redução da quantidade de resíduos produzidos.
Inicialmente, 148 municípios que já têm consórcios formalizados junto à Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir) serão priorizados para que os aterros ganhem em eficiência.
Eficiência
Outro objetivo é o aproveitamento energético dos resíduos orgânicos, com retorno de nutrientes para o solo e redução da geração de chorume, usando técnicas mais modernas. O aumento da eficiência da reciclagem no Estado, que também é uma das metas do termo, pode significar a retirada de 30% dos resíduos encaminhados para os aterros.
“A gestão de resíduos sólidos é um desafio de décadas. Os dados de 2001 foram catastróficos. Tínhamos 823 municípios que operavam com lixões e apenas 30 com soluções adequadas, o que representava aproximadamente 27% da população do Estado”, afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira.
Com o fortalecimento das ações ambientais, em 2017, Minas Gerais passou a ter 60% da população urbana atendida por sistemas de tratamento e/ou disposição final de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) regularizados ambientalmente. Desde 2001, houve a redução de cerca de 50% do número de lixões no Estado.
Outro avanço obtido pelo Estado é o crescimento do número de aterros sanitários no território mineiro. Em 2001, somente oito municípios faziam o descarte dos RSU em aterros sanitários e 22 possuíam Usina de Triagem e Compostagem (URC). Hoje, esses números cresceram para 197 e 125, respectivamente. Da sua parte, a Copasa também tem dado uma forte contribuição para a área por meio de seu programa de proteção a mananciais.
Atrações para todas as idades na Praça da Liberdade
Até o próximo domingo, o Palácio da Liberdade, em BH, ficará iluminado com holofotes de cor verde, em referência à Semana do Meio Ambiente.
Bem em frente à Alameda Educação, uma das vias que contorna a Praça da Liberdade, o Espaço UFMG do Conhecimento exibe em sua fachada digital vídeos do Governo de Minas, preparados para o evento. As duas atrações ocorrem sempre à noite, a partir das 18h.
Atividades
Já a programação lúdica, marcada para o domingo, será realizada em dois espaços do Circuito Liberdade. Na arena do Hub Minas Digital, também na Alameda Educação, serão realizadas diversas apresentações teatrais para crianças e adultos.
No auditório do 1º andar do prédio, está programada a reprodução de filmes com a temática ambiental. A Praça Carlos Drumond de Andrade, ao lado do Museu da Vale, vai receber atividades múltiplas.
O evento tem a parceria do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e do Circuito Liberdade, além do apoio do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Novidades
Além do termo de cooperação técnica, outros documentos importantes continuam sendo assinados ao longo da semana. A lista inclui os decretos para criação das unidades de conservação Botumirim, no Norte de Minas, e Serra Negra da Mantiqueira, na Zona da Mata Mineira, entre outros.
Em importante parceria entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG), será assinado um despacho governamental que autoriza a publicação de edital de consulta pública para lançamento de Parceria Público-Privada (PPP) voltada à gestão do Parque Estadual do Sumidouro e das Grutas da Rota Lund, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Por hojeemdia

Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 17° Máx. 31°

