
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Assistência Social promove, a partir da próxima semana, a Jornada Municipal de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil. A programação começa na terça-feira, 12, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e será finaliza no dia 3 de julho.
Diversas ações, incluindoblitz educativas, capacitações para os profissionais da área e fóruns, serão realizadas em diversos locais da cidade. “Esse tema é de extrema relevância e precisa ser explorado, afinal se não cuidarmos de nossas crianças, estaremos abandonando o nosso futuro”, afirmou Leone Maciel, prefeito de Sete Lagoas.
A iniciativa busca conscientizar as famílias e a população sobre os efeitos desumanos do trabalho infantil. Crianças que são submetidas ao trabalho ficam expostas àlesões, deformidades físicas e doenças, sofrendo ainda com dificuldades para se relacionar afetivamente em razão dos maus-tratos recebidos por patrões e empregados, além de se afastarem da escola, devido à incidência de repetência.
Entre as causas apuradas em vários estudos, as crianças são forçadas a assumir responsabilidades, de ajudar em casa para que os pais possam trabalhar, ou indo elas mesmo trabalhar para ganhar dinheiro e complementar a renda familiar. Além da pobreza, muitas crianças são forçadas a trabalharpela opinião, comum em muitas culturas, de que as crianças devem compartilhar as responsabilidades da famíliaganhando remuneração fora de casa ou ajudando na administração do lar.
Além disso, o mercado facilita a incorporação da mão-de-obra de crianças. “Mesmo sendo a legislação brasileira avançada no sentido de proibir esse tipo de exploração, o país precisa aprimorar seu sistema de fiscalização para assegurar o seu cumprimento”,comentou, por meio de nota, a Agência de Notícias do Direito da Infância.
PROGRAMAÇÃO
12/06 - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil - Blitz Educativa
Trabalho Infantil: vamos falar sobre isso
Local: Estação de Transbordo do Transporte Coletivo
Horário: 16h às 18h
15/06 - Blitz Educativa no Centro Comercial
Local: Rua, Senhor dos Passos, Rua, Doutor Pedro Luiz e Rua, Lassance Cunha
Horário: 16h às 18h
27/06 - Blitz Educativa Centro Comercial
Local: Rodoviária, Mercado Central e rua Monsenhor Messias
Horário: 9h às 11h
03/07 - Fórum Municipal de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil
Local: Auditório da Casa da Cultura
Horário: 08h às 12h30
Por Verônica Costa – Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
BELO HORIZONTE Morre o cantor Rick, vítima de acidente aéreo
Sete Lagoas Família presta homenagem emocionante no primeiro ano de saudade da pequena Luna
CORINTO Casal morre após carro sair da pista e bater contra talude na MGC-135, em Corinto
SANTANA DE PIRAPAMA Candidatos de concurso cancelado em Santana de Pirapama têm até 9 de outubro para solicitar reembolso
TEMPO Primavera começa nesta terça-feira (22), com calor de até 33°C e chance de temporais em Minas
ACIDENTE GRAVE ATUALIZAÇÃO: Idoso de 78 anos morre em grave acidente entre carro e carreta na MG-238
SETE LAGOAS Pastor Cláudio Duarte e cantor Jonas Vilar participam de noite especial em Sete Lagoas no dia 29
SETE LAGOAS Rádio Câmara Sete Lagoas sediará gravação especial do programa “A Voz do Brasil” nesta quarta-feira (23)
ACIDENTE GRAVE Tragédia na MG-238: Grave acidente deixa vítima fatal no trecho entre Jequitibá e Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 31°

