Há cerca de três meses, em 22 de março último, a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia Civil de Paraopeba, desencadeou a operação "Limpeza", para combater organização criminosa que atuava na região, praticando crimes como tráfico de drogas, lavagem de capitais, porte e venda de armas de fogo, roubo, entre outros crimes. Relembre:
Em mais um desdobramento das investigações, a Polícia Civil esclareceu seis crimes, entre roubos e furtos ocorridos na região de Paraopeba, entre dezembro do ano passado (2017) e fevereiro deste ano (2018).
Foram indiciadas 15 pessoas, sendo quatro mulheres e 11 homens, com idades entre 18 e 37 anos, por crimes como roubo, furto, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Alguns dos indiciados tiveram mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça, os quais foram cumpridos através de mais uma parceria com a Polícia Militar (PM).
Dos indiciados, oito já estavam presos por outros crimes, e sete foram presos a partir da última sexta (8 de junho), sendo que o último deles, M.A.C.C., de 24 anos, foi preso pela Polícia Militar na noite de ontem (11), em Bocaiúva, quando se deslocava em um ônibus, com destino a Montes Claros.
Com essas últimas prisões, a operação "Limpeza" já identificou e prendeu 30 criminosos, além de ter indiciado aproximadamente 50 pessoas envolvidas nos crimes apurados. Também foram apreendidos e sequestrados bens com valor superior a R$ 1.000.000,00.
Detalhes sobre alguns dos crimes apurados
No dia 26 de dezembro último, por volta das 14h20min, na BR-040, km 436, um casal, portando arma de fogo, utilizando uma motocicleta, rendeu um funcionário de um posto de combustíveis, que transportava em outra motocicleta aproximadamente R$ 18.000,00 do estabelecimento para a cidade, onde faria depósito bancário, tendo sido roubado o dinheiro do posto e pertences pessoais da vítima.
Em outro caso, ocorrido em 25 de janeiro, por volta da meia noite, dois homens armados com revólveres, utilizando uma motocicleta, renderam funcionários e clientes de um posto de combustíveis localizado na BR-040, km 426, em Paraopeba, roubando dinheiro do caixa e pertences pessoais das vítimas.
No dia seguinte (26), por volta das 11h40min, em um sítio na zona rural de Paraopeba, na região conhecida como "Caraíbas", a sede do imóvel teve sua porta arrombada e os autores subtraíram diversos objetos, como eletroeletrônicos, bebidas, comida, utensílios domésticos, entre outros objetos.
Também a organização criminosa é responsável pelo crime ocorrido em 18 de fevereiro, quando, por volta das 22h10min, na Rua Altino Fernades, em Caetanópolis, dois homens armados, utilizando motocicleta, abordaram a vítima e roubaram sua motocicleta. Nessa ocasião os autores foram presos em flagrante pela PM, mas as investigações da Polícia Civil identificaram outros participantes do crime.
Da Redação com a Polícia Civil
Mín. 13° Máx. 26°