
Um morador de São Paulo compartilhou uma publicação no Facebook contando ter gastado apenas R$ 10,67 para viajar até o Rio de Janeiro. O post feito no último dia 8 viralizou e já conta com mais de 260 mil compartilhamentos. Na legenda, o rapaz conta ter usado o ID Jovem, um programa do governo que concede benefícios com descontos para pessoas de 15 a 29 anos.
Daniel Santtos deixou o passo a passo do que fez para conseguir tirar a carteirinha dele e conseguir o desconto nas passagens de ônibus. “No tutorial de hoje vou ensinar a vocês como viajar pagando barato”, escreveu logo no início da postagem, que tem ainda 84 mil reações.
No ano passado, o Bhaz explicou em detalhes do que se trata o ID Jovem. Lançado em 2016 pelo Governo Federal, o benefício reserva duas vagas gratuitas para a população jovem em viagens interestaduais de ônibus. Caso esgotadas, outras duas vagas são oferecidas com 50% de desconto. Ele ainda dá acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos.
O benefício é destinado somente a pessoas de baixa renda. Para garantir o direito de viajar de graça, basta o viajante apresentar a Identidade Jovem, documento virtual emitido pela internet, dentro do prazo de validade, junto a um documento oficial de identificação com foto.
Para emitir a Identidade Jovem, é preciso estar dentro da faixa etária estabelecida, 15 a 29 anos; ter renda mensal familiar de até dois salários mínimos e possuir registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com dados atualizados nos últimos 24 meses.
É necessário realizar a solicitação da passagem com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida, para poder viajar de graça. Neste link você pode conferir o passo a passo para retirar o ID Jovem e outros detalhes sobre a iniciativa.
Por bhaz

BELO HORIZONTE Morre o cantor Rick, vítima de acidente aéreo
Sete Lagoas Família presta homenagem emocionante no primeiro ano de saudade da pequena Luna
CORINTO Casal morre após carro sair da pista e bater contra talude na MGC-135, em Corinto
SANTANA DE PIRAPAMA Candidatos de concurso cancelado em Santana de Pirapama têm até 9 de outubro para solicitar reembolso
TEMPO Primavera começa nesta terça-feira (22), com calor de até 33°C e chance de temporais em Minas
ACIDENTE GRAVE ATUALIZAÇÃO: Idoso de 78 anos morre em grave acidente entre carro e carreta na MG-238
SETE LAGOAS Pastor Cláudio Duarte e cantor Jonas Vilar participam de noite especial em Sete Lagoas no dia 29
SETE LAGOAS Rádio Câmara Sete Lagoas sediará gravação especial do programa “A Voz do Brasil” nesta quarta-feira (23)
ACIDENTE GRAVE Tragédia na MG-238: Grave acidente deixa vítima fatal no trecho entre Jequitibá e Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 31°

