
A questão da “Farmácia do Bem” foi o assunto do programa “O Povo no Rádio” da Rádio Musirama, apresentado por Geraldo Padrão e Douglas Melo, na manhã desta quinta-feira (21), que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Cláudio Caramelo.
Após a votação na Câmara Municipal, nesta terça-feira (19), por 10 a 6 pela manutenção do veto do Executivo Municipal às emendas que autorizariam a doação de amostras grátis de medicamentos, contrariando a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo Cláudio Caramelo, diversas críticas e até desrespeitosas surgiram nas redes sociais, culpando os vereadores pela impossibilidade de doação de amostras.
O presidente da Câmara esclareceu que nenhum vereador é contra o funcionamento da “Farmácia do Bem”. Ao contrário, segundo ele, todos tem se empenhado juntamente à Prefeitura Municipal, para buscar uma solução em prol da Farmácia.
Caramelo enfatizou que estranhou o anúncio de fechamento da “Farmácia do Bem” pelos organizadores após a votação, uma vez que a Legislação Federal barra a doação de amostras e não de medicamentos repassados para doação. “Assim sendo, a Farmácia do Bem poderia continuar o seu funcionamento, embora a Lei atual não permita a doação de amostras grátis”.
De acordo com o presidente da Câmara, a votação contra ou a favor do veto, não mudaria a Lei Federal que não permite a doação de amostras grátis. “O parecer da Anvisa está na Câmara, aberto a quem quiser tomar conhecimento. Os vereadores estão se esforçando para encontrar uma solução. Agora, o importante é que as críticas sejam feitas com respeito, assim como é o relacionamento entre o Executivo e o Legislativo. É preciso esclarecer que quem fecha a possibilidade da distribuição de amostras é a Vigilância Sanitária e não a Câmara ou a Prefeitura, que devem estar de acordo com a determinação da Legislação Federal”., enfatizou.

Durante o programa, o apresentador Douglas Melo manifestou que o momento é de ser feita uma força-tarefa em favor da “Farmácia do Bem” que é muito importante para a cidade e sugeriu a busca de ajuda de deputados federais, sobretudo daqueles que tiveram votação significativa em Sete Lagoas, para intervirem na solução da regulamentação da “Farmácia do Bem”.
Assim completou Douglas Melo: “É preciso melhorar o nível da política de Sete Lagoas que é muito antiga! Há pessoas na cidade que se apoiam em uma política de 50 anos atrás e acabam influenciando a população, não olhando o que está sendo aprovado como Lei em caráter nacional. “Cadê a turma de deputados federais votados em Sete Lagoas para resolver o problema da Farmácia do Bem? A legislação federal é burocrática e generalizada, quando diz que a doação de remédios não pode ser feita sem haver um médico ali para fazer as receitas. Mas por que então, a Lei não permite doar para quem apresenta a receita?”, questionou.
Redes Sociais
O apresentador Douglas Melo disse que a Internet virou um terreno sem lei, acabando com o limite de direito. “Ela está alimentando o ódio das pessoas. Quem é que vai assumir amanhã os problemas que são plantados hoje?”, ponderou.
Nesse mesmo sentido, o presidente Caramelo destacou o papel das Procuradorias do Município e da Câmara, que contam com juristas sérios e que foram criticados de forma leviana nas redes sociais. “Falar também que os vereadores são contra a Farmácia do Bem, não é verdade! Agora, fazer coisas ilegais não podemos fazer! O que for possível ser feito dentro de um parâmetro de discussões sérias, é preciso fazer. O que não pode ser feito é passar por cima da legalidade.”, salientou.
Parlamento Jovem
O presidente lembrou que foi votada e aprovada na Câmara Municipal, a criação do “Parlamento Jovem”. De acordo com ele, nesta quarta-feira (20) aconteceu o curso para os eleitos que agora farão a eleição de sua Mesa Diretora.
“Os projetos apresentados por eles passarão pelas Comissões da Câmara e irão a Plenário. Isso será importante para incentivar novos vereadores para o futuro.”, destacou Caramelo.
Audiência Pública sobre Segurança
Caramelo convidou a população para a Audiência Pública sobre Segurança, que vai acontecer a partir de 19 horas, nesta quinta-feira (21), na Câmara Municipal.
Segundo ele, a Audiência contará com a participação do Executivo, Legislativo, Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros. “É uma Audiência Pública para esclarecimento de dados e proposição de novas perspectivas de ações e soluções”, convida.
Da Redação

Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 17° Máx. 31°

