Vereadores de Cachoeira da Prata protocolaram nesta terça-feira (26 de junho), na 322ª Zona Eleitoral da Comarca de Sete Lagoas, requerimento de revisão eleitoral, considerando que segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Cachoeira da Prata contava em 2010 com uma população de 3.654 de habitantes e em 2017 de 3.710.
O requerimento foi assinado pelos vereadores Gabriel Motoboy, Maryane de Tutty, Eduardo Pidão, Nilson Padeiro.
Contudo, na última eleição em 2016, Cachoeira da Prata teve 3.529 eleitores alistados, caracterizando um percentual superior ao estabelecido, que é de 65%. Assim sendo, a solicitação dos vereadores justifica a necessidade da correção de distorção eleitores/habitantes no município.
De acordo com a solicitação protocolada na 322ª Zona Eleitoral, “não há motivos concretos ou aparentes para justificar o desequilíbrio da quantidade de eleitores em relação ao contingente populacional, uma vez que não houve o correspondente acréscimo na população do município”.
A justificativa continua, dizendo que “da mesma forma, não se tem notícia de qualquer processo migratório que justifique tamanho aumento do contingente eleitoral. Além disso, há boatos de que uma grande parcela de eleitores que nunca residiram no município, possuem domicílio eleitoral em Cachoeira da Prata.”
E completa: “Esta correção do eleitorado é imprescindível, especialmente se for considerado que no último processo eleitoral para prefeito municipal, o candidato eleito obteve apenas 18 votos de diferença em relação ao segundo colocado.”
Da Redação
Mín. 14° Máx. 27°