O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta terça-feira (3/7), em Sete Lagoas, no Território de Desenvolvimento Metropolitano, 455 ônibus escolares para 328 municípios. Os veículos são destinados ao transporte escolar de cerca de 188 mil estudantes de escolas estaduais e municipais, moradores de áreas rurais.
Dos veículos, 186 ônibus têm capacidade para 29 passageiros e um dispositivo de poltrona móvel, e os outros 269 são ônibus escolares rurais com condições de transportar 59 estudantes e com um dispositivo de poltrona móvel. O investimento total foi de aproximadamente R$113 milhões, oriundos do Tesouro Estadual de Minas Gerais.
Durante a entrega dos veículos, o governador destacou que, mesmo diante de dificuldades financeiras graves, tem administrado o Estado com equilíbrio. “Estamos conduzindo o Estado do jeito que eu diria que o povo mineiro conduz a sua vida. Com equilíbrio, com diálogo e com trabalho. É assim que Minas vence a crise. E nós estamos vencendo. Nós temos que ter fé no futuro. Eu tenho muita fé no povo, no Brasil e em Minas Gerais. Cada um cumprindo o seu dever”, afirmou.
Segundo Fernando Pimentel, o atual quadro de escassez de recursos é fruto de um conjunto de fatores, como o déficit histórico da previdência pública, que já vem de gestões passadas e merece ser discutido junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. E, ainda segundo o governador, a falta de repasses do governo federal complica ainda mais a situação.
Ainda de acordo com Fernando Pimentel, sua gestão prioriza o uso dos recursos disponíveis em áreas consideradas fundamentais para a população. “Esse tipo de escolha tem sido o dia a dia do nosso governo nos últimos três anos e meio. Escolhas corretas já poderiam ter sido feitas ao longo desses 40 anos. Nos últimos 12 anos, por exemplo, os governos mineiros tiveram dinheiro e ainda sobrou para fazer a Cidade Administrativa, o centro de convenções luxuoso em São João del-Rei, aeroportos. Será que estavam corretos? Não seria melhor utilizar esse dinheiro para compor os ativos desse fundo que nós estamos mencionando, e que, no futuro, vai poder cobrir o rombo da previdência? É esse tipo de discussão que nós temos que fazer”, concluiu o governador.
Apoio
O prefeito de Sete Lagoas, Leone Maciel Fonseca, avaliou que os investimentos em educação devem ser prioritários. “Hoje estamos plantando o futuro. No momento em falamos de políticas públicas, falamos em primeiro lugar de educação. Esses ônibus serão muito úteis para os municípios, é dar o instrumento certo para se ter acesso à educação nas áreas rurais”, afirmou.
O deputado estadual Douglas Melo lembrou que a entrega dos veículos se soma a outros investimentos do governo na região. “Sabemos que o momento de Minas Gerais é difícil, e aqui não precisamos falar de política partidária, é só ligar a televisão para ver o que o Brasil está sofrendo. Costumo dizer que o nosso Estado é como um carro muito luxuoso, mas que quando estraga, a manutenção é cara, porque quanto maior a máquina, mais difícil é de mantê-la. Mas não deixamos o Estado parar. Aqui em Sete Lagoas o problema da segurança foi solucionado com a instalação da 19° Região Integrada da Segurança Pública”, afirmou.
Garantia de frequência
A garantia do transporte escolar para esses alunos é fundamental para possibilitar a frequências das crianças e dos adolescentes nas escolas. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, cerca de 12% dos estudantes da rede estadual vivem nas áreas rurais. Com a entrega desta terça-feira, chega a aproximadamente 1.700 o número de ônibus escolares distribuídos pelo Governo de Minas Gerais desde 2015, com, pelo menos, 649 municípios beneficiados.
Mín. 14° Máx. 27°