
O assunto que tomou conta das redes sociais nesta segunda-feira (16), com a notícia que o prefeito de Sete Lagoas Leone Maciel e o vice- Duílio de Castro seriam cassados de imediato, foi desmentida durante coletiva concedida pela chefe da 263ª Zona Eleitoral Laura Miranda.
A 263ª Zona Eleitoral de Sete Lagoas, por meio da juíza Dra. Marina Rodrigues Brant, julgou procedente, nos termos do art. 22, XIV da LC 64/90, pela cassação do diploma do cargo de prefeito de Sete Lagoas concedido a Leone Maciel Fonseca e de vice-prefeito a Duílio de Castro Faria.
A decisão da juíza, publicada nesta segunda-feira (16), também declara a inelegibilidade de ambos por 8 anos subsequentes à eleição de 2016. De acordo com a publicação, vindo a sentença a transitar em julgado, o presidente da Câmara Municipal deverá assumir a chefia do Executivo, até a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice de Sete Lagoas.
Contudo, segundo a chefe da 263ª Zona Eleitoral, Laura Miranda, cabe ainda recurso à decisão, sendo que a próxima instância para analisar o processo é o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), em Belo Horizonte. Ela esclarece que a partir de agora, há um prazo de três dias para a apresentação de tal recurso. “E ainda há o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. Após o trânsito em julgado, o processo volta para a 263ª Zona Eleitoral para o cumprimento da decisão final.”, explica. Laura completa que enquanto não houver o trânsito em julgado, ou seja, a decisão final, as coisas permanecem como estão e o prefeito Leone e vice Duílio continuam nos cargos.
De acordo com Laura Miranda, o TRE-MG, através de seus desembargadores vão analisar a questão e marcar a sessão para o julgamento. “Então é um outro trâmite que se estabelece no órgão recursal. Passando pelo TRE pode ser que a matéria tenha ainda que ir para o TSE. Mas isso não é uma certeza. O certo é que após o trânsito em julgado, a matéria retorna à 263ª Zona Eleitoral (1ª instância), para que a decisão final seja cumprida”, esclarece.

Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 17° Máx. 31°

