Sexta, 27 de Junho de 2025
21°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política MDB

Jucá retira Antônio Andrade do comando do MDB mineiro

Com a nova composição, o deputado federal Saraiva Felipe assume como novo presidente do partido mineiro

17/07/2018 às 09h14 Atualizada em 17/07/2018 às 09h19
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem do Google
Imagem do Google

Após semanas de articulações internas e intrigas, o presidente nacional do MDB, senador Romero Jucá, assinou, nesta segunda-feira (16), um ofício em que altera a composição do diretório estadual do partido em Minas. Com isso,  o vice-governador Antônio Andrade foi retirado da presidência da legenda no Estado.

Com a nova composição, o deputado federal Saraiva Felipe (MDB-MG) assume como novo presidente do partido mineiro. 

Os deputados emedebistas haviam encaminhado ao diretório nacional, uma carta em que reivindicavam a retirada de Andrade do cargo. Eles alegaram que o político atua de forma isolada, prejudicando a formação de chapas competitivas para a eleição, motivado por “ódio e vingança pessoal”. 

Em conversa com a reportagem, o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB), que é próximo de Andrade, condenou a articulação e chamou de "golpe" a mudança no diretório. 

"Isso sim é o que eu chamo de golpe. É uma grande lambança feita olhando apenas os interesses individuais destes deputados. O partido é dos prefeitos e dos filiados, e não apenas da bancada. É um golpe", argumenta Julvan, que diz, ainda, que a decisão não é definitiva. "Vamos à Justiça para reverter isso. O Toninho não vai entregar os pontos facilmente".

Por outro lado, o deputado estadual Iran Barbosa (MDB), que assinou a carta pedindo a destituição de Andrade, classifica o movimento como um "contra-golpe". "Na verdade é o contrário, é um contra-golpe. O interesse individual que vinha prevalecendo é o do Toninho, que tentava impedir a criação de diretórios municipais que não eram controlados por ele", conta. 

No início de agosto, o MDB realiza sua convenção para decidir o caminho a ser tomado na eleição estadual. Antônio Andrade, o presidente de Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, e o deputado federal Leonardo Quintão (MDB-MG) se colocaram como pré-candidatos ao governo de Minas.

Internamente, no entanto, Andrade é visto como um possível articulador para levar o MDB a uma aliança com o pré-candidato Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Já a bancada tem sido criticada por supostamente almejar a continuidade da aliança com o PT.

Por Lucas Ragazzi - OTempo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 27°

Sáb 27°C 13°C
Dom 28°C 13°C
Seg 29°C 14°C
Ter 27°C 13°C
Qua 27°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio