
Pesquisa do instituto Doxa realizada entre os dias 5 e 8 de julho com 2.500 eleitores mostra um cenário indefinido na disputa pelo governo de Minas. Contratado pelo PDT e registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sobre o número MG-08013/2018, o levantamento mostra três candidatos separados por apenas seis pontos.
Numericamente, o líder é o senador Antonio Anastasia (PSDB), que soma 15% das intenções de votos. Ele é seguido pelo governador Fernando Pimentel (PT), que soma 12%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. Anastasia pode ter de 13% a 17%, enquanto Pimentel pode ficar entre 10% e 14%.
Terceiro colocado nos números, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda soma 9% das intenções de votos. Com a margem de erro, pode estar entre 7% e 11%, o que também o coloca em empate técnico com Pimentel.

Mais distante dos três primeiros, Rodrigo Pacheco (DEM) aparece com 2%, enquanto Romeu Zema (Novo) e Dirlene Marques (PSOL) somam 1%. João Batista Mares Guia não registrou nem 1% das intenções de voto. Os que apontam o voto em branco, pretendem anular o voto ou não apontaram nenhum candidato alcançam 40%, o que dá mais que os três primeiros colocados juntos. São 19% os que não souberam ou não responderam ao questionário.
Segundo turno. Nas simulações para confrontos em uma segunda etapa de votação, Antonio Anastasia vence Fernando Pimentel por 23% a 18%. Neste cenário, 42% dos eleitores apontam o voto em branco ou nulo e 17% não souberam ou não responderam.
No cenário entre Anastasia e Lacerda, há um empate técnico, com o tucano à frente. O senador teria 21% e o ex-prefeito ficaria com 18%. Brancos e nulos somariam 42% e 19% dos eleitores não souberam ou não responderam.
Na disputa entre Lacerda e Pimentel, o primeiro venceria por 22% a 18%. Também neste caso há um empate técnico entre os dois. Os brancos e nulos, neste cenário, somam 41%, enquanto 19% não souberam ou não responderam.
Senado. O Doxa também mediu a disputa pelo Senado. Quando questionados sobre qual seria sua primeira escolha para senador, 20% dos entrevistaram responderam Dilma Rousseff (PT). Em segundo ficou Aécio Neves (PSDB), com 11%. Carlos Viana (PHS), Dinis Pinheiro (SD) e Jô Moraes (PCdoB) chegaram a 3%, enquanto Rodrigo Pacheco (DEM), Bruno Siqueira (MDB) e Reginaldo Lopes (PT) ficaram com 2%. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções.
O nível de confiança do levantamento é de 95%.
OTempo

CASO BANCO MASTER STF autoriza transferência de Daniel Vorcaro e investigações podem avançar com possível delação
VISITA PRESIDENCIAL Lula anuncia entrega de mil ônibus escolares durante agenda em Sete Lagoas
CENÁRIO POLÍTICO Deputado João Vítor Xavier anuncia que não será candidato à reeleição
FALHAS NA GESTÃO Ex-secretárias são condenadas a devolver R$ 1,9 milhão após irregularidades em 'kits bebê'; decisão ainda cabe recurso
AGENDA PRESIDENCIAL Presidente Lula cumpre agenda em Sete Lagoas nesta sexta-feira (20)
POMPÉU Denúncia ao Ministério Público aponta possíveis irregularidades no Carnaval 2025 em Pompéu Mín. 18° Máx. 27°


