
Na reta final de preparação antes de tomarem posse como vereadores, os estudantes selecionados para participarem do Parlamento Jovem (PJ) estão, a cada dia, mais envolvidos com a rotina da Câmara Municipal sem esconder a ansiedade. Muitos adiantam que já tem, inclusive, projetos para apresentarem quando iniciarem as sessões. Na última semana de trabalho antes do recesso parlamentar os jovens vereadores foram vistos durante dois dias no Poder Legislativo para se familiarizarem com o mundo novo que começarão a viver a partir de agosto.
Os vereadores titulares e suplentes estiveram na Câmara Municipal para acompanharem, pela primeira vez, uma Reunião Ordinária. “É a primeira vez e é esclarecedor. Acho que todo mundo devia ter o hábito de participar porque não tem como julgar algo sem conhecer”, definiu Raísa Raidan (16 anos).
O presidente da Câmara, Cláudio Caramelo, na Reunião Ordinária da terça-feira (10), apresentou o PJ aos parlamentares e explicou a mecânica do trabalho que será exercido. “Os vereadores jovens vão se reunir em sessões para discutirem os problemas da cidade e apresentarem projetos. Os textos serão avaliados pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) e os que forem aprovados serão protocolados pela Mesa Diretora”.
Consciente da importância do papel que vai exercer como vereadora jovem, Maria Clara Cortes (15 anos), garante que “quero cada vez mais estar inserida na política porque hoje os jovens estão bem dispersos. Quero primeiro mudar a mim mesmo para depois mudar a cidade e fazer com que seja um futuro melhor para todos nós”.
Muitos deles, como Marina Vitória (16 anos), não escondem a vontade por participar do projeto. “Estou muito ansiosa em colocar em prática tudo o que a gente aprendeu. Vai ser muito interessante debater e colocar nossas ideias. Estou muito animada para apresentar nossos projetos na prática e fazer o melhor para nossa sociedade”.
Helena Barbosa (15 anos) acredita que “o PJ vai integrar mais o jovem dentro da sociedade porque ele vai ter mais envolvimento com a política e saber o que está acontecendo”. Mesmo antes de tomar posse, a vereadora Clara Goulart (16 anos) afirma que “a minha expectativa é que esse trabalho continue. Acho que os jovens estão entrando mais na política e se dando o prazer de conhecer mais. As vezes só vemos a parte ruim, não vemos o trabalho, as reuniões. Acho bem interessante”.
O vereador Humberto de Souza (15 anos), reconhece e agradece quem o ajudou na eleição. “Vou fazer o meu melhor e me empenhar ao máximo para surpreender minha escola e honrar os votos dos meus colegas que fizeram com que eu estivesse aqui hoje”. Depois de empossados os vereadores jovens vão se reunir uma vez por mês em Reuniões Ordinárias para exercerem o mandato.
Fazem parte da experiência alunos das escolas estaduais Prefeito Zico Paiva, Dr. Avelar, Sinhá Andrade, Edite Furst, Professor Fernandino Júnior, Maurílio de Jesus Peixoto e Professor Cândido Azeredo. Da rede privada se inscreveram os Colégios Laís Farnetti e Diocesano Dom Silvério.
Por Marcelo Paiva – Ascom da Câmara Municipal de Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 17° Máx. 31°

