
A comissão provisória que está à frente do MDB mineiro desde a dissolução do diretório pela executiva nacional, no início desta semana, afirmou nesta quinta-feira (19), após reunião na sede da legenda, em Belo Horizonte, que vai iniciar, a partir desta sexta (20), conversas sobre coligações com outros partidos. A afirmação foi feita pelo presidente da sigla em Minas, o deputado federal Saraiva Felipe.
Segundo o dirigente, a primeira conversa vai ser com o ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato ao governo mineiro pelo PSB, Marcio Lacerda. Felipe adiantou que, mesmo Lacerda se posicionando como pré-candidato ao governo de Minas, o MDB não abre mão de uma candidatura própria.
“O patamar da conversa é em torno da candidatura própria do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes. Com todos os que conversarmos, vamos pedir a relação de candidatos a deputados federais e estaduais. Isso porque a coligação vai ter que ser completa – ou seja, temos que estar juntos também na coligação proporcional”, afirmou o presidente da sigla. Segundo o parlamentar, o MDB-MG já tem convite para conversar com o PT, e o partido está aberto a dialogar com outras legendas.
Apesar de o ex-presidente do MDB-MG e vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, e do deputado federal Leonardo Quintão também se posicionarem como pré-candidatos ao Palácio da Liberdade pela legenda, Saraiva Felipe afirmou que a luta da base do partido será para aglutinar apoio à pré-candidatura de Adalclever Lopes. “O que está consolidado no MDB, e temos conversado com lideranças do interior, é a candidatura do Adalclever. Quem tem três candidatos, não tem nenhum. Temos que consolidar a candidatura em torno de um nome”, disse o parlamentar.
Saraiva Felipe avaliou que o momento é propício para a candidatura do presidente da Assembleia, já que os pré-candidatos de outros partidos possuem alto índice de desaprovação. “Todas as pesquisas mostram que os pré-candidatos têm uma rejeição grande. O Anastasia tem uma reprovação alta, o governador Fernando Pimentel também, e, até mesmo, Marcio Lacerda, que tem um índice de rejeição na faixa de 40%. Então, tem espaço para algo novo na política de Minas, e o MDB acredita que pode ocupar esse lugar”, pontuou o presidente do MDB-MG.
Para interlocutores emedebistas, a confirmação da candidatura de Adalclever Lopes também poderia garantir o apoio do PV e do PRB e, consequentemente, aumentar o espaço na propaganda de rádio e TV. Em âmbito nacional, a nova gestão do MDB-MG afirmou que apoia a candidatura de Henrique Meirelles para a Presidência da República.
Desembolso. Saraiva Felipe também afirmou nesta quinta-feira que a comissão provisória contabilizou um aumento nos gastos do diretório mineiro nos últimos meses, principalmente no final da gestão de Antônio Andrade. A executiva vai investigar os motivos e publicará uma nota sobre o assunto na próxima semana. Andrade foi procurado, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.
Tempo de TV
Propaganda. Caso o MDB feche coligação com o PV e o PRB o partido teria poucos mais de três minuto e meio na propaganda eleitoral . O tempo supera hoje o espaço dedicado ao PT e ao PSDB.
Por Bruno Menezes - OTempo

Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 17° Máx. 31°

