
Com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) largando na frente na disputa por uma das duas vagas mineiras que serão abertas no Senado, o duelo pelo favoritismo à segunda escolha do eleitor está acirrado. É o que mostra a última pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 15 e 18 de julho, com 1.823 eleitores do Estado. Clique AQUI para ver os resultados da pesquisa.
De acordo com os números, Dilma Rousseff é citada por 21,2% dos mineiros como primeira escolha para o Senado em outubro. Ela ainda registra 6,6% de citações como segunda escolha. Assim, 27,8% dos eleitores mineiros apontam a intenção de votar na petista para uma das vagas no Senado.
Na briga pela outra vaga, a disputa é bem apertada. Numericamente, o senador Aécio Neves (PSDB) está à frente. Ele é citado por 14% dos eleitores como primeira escolha e por outros 6,9% como segunda escolha. Assim, são 20,9% os mineiros que apontam o desejo de votar em Aécio para uma das duas vagas.
Apesar da vantagem numérica, o tucano, que tem relatado a aliados a intenção de disputar, na verdade, uma vaga na Câmara, e não no Senado, está tecnicamente empatado com Mauro Tramonte (PRB), outro que hoje é mais cotado para a Câmara. O jornalista foi citado por 9,5% dos entrevistados pelo DataTempo/CP2 como primeira escolha para o Senado e por 7% como segunda escolha. Assim, alcança 16,5% das intenções considerando-se as duas vagas. Como a margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, Tramonte pode ter entre 14,2% e 18,8%, enquanto Aécio pode ter entre 18,6% e 23,2%.
A lista de preferência do eleitor para o Senado prossegue com a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) tendo 10% das intenções considerando-se as duas escolhas. Na primeira, ela registrou 3,6% e, na segunda, chegou a 6,4%.
O jornalista Carlos Viana (PHS) registra um acumulado semelhante, chegando numericamente a 9,9%. Foram 4,4% os que citaram o pré-candidato do PHS como primeira escolha e 5,5% os que o apontaram como segundo voto.
O ex-prefeito de Juiz de Fora Bruno Siqueira (MDB) somou 6,9% das citações, sendo 2,9% como a primeira escolha e 4% como a segunda. O deputado federal Jaime Martins (PROS) vem em seguida, com 4,8% da preferência considerando-se as duas respostas. Foram 2,3% os que o citaram na primeira pergunta e 2,5% na segunda.
O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Dinis Pinheiro registra 4,7% da preferência, somadas as duas possibilidades (1,6% como primeira escolha e 3,1% como segunda escolha).
Na primeira, os que dizem que não votarão em ninguém, que anularão o voto ou votarão em branco são 32,3%, enquanto na segunda são 39,6%. Os que não souberam opinar ou estão indecisos são 8,2% quanto à primeira escolha e 18,5% na segunda escolha.
A pesquisa DataTempo/CP2 tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no no TRE-MG sob o número MG-03454/2018 e no TSE sob o número BR-08667/2018.
Definição. Ainda é grande a indefinição sobre quem serão os candidatos ao Senado em Minas, já que as vagas serão oferecidas para o governo em tentativas de aliança de última hora.
Candidatos ao governo repercutem resultado
Os pré-candidatos ao governo de Minas comentaram os resultados da pesquisa DataTempo/ CP2 que apresentou os números da corrida ao Palácio da Liberdade, que apontam o senador Antonio Anastasia (PSDB) liderando as intenções de voto dos mineiros, seguido pelo governador Fernando Pimentel (PT) e pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB).
O senador tucano comemorou os números, mas com cautela. “Recebo com muita humildade o resultado dessa pesquisa, com os pés no chão. A confiança de tantos mineiros e mineiras só aumenta ainda mais minha responsabilidade. Continuarei a trabalhar muito para merecê-la”, afirmou. Anastasia tem 19,4% das intenções de voto.
Em terceiro lugar na pesquisa, com 7,6%, Marcio Lacerda diz que o resultado aponta que há espaço para expansão. “A pesquisa mostra claramente a grande possibilidade de crescimento da nossa candidatura”, disse o ex-prefeito.
Já o governador Fernando Pimentel, segundo colocado no levantamento, com 12,6%, afirmou por meio de sua assessoria que não comentaria a pesquisa.
Pré-candidato do DEM, o deputado federal Rodrigo Pacheco avaliou o resultado como normal. “Eu sou um deputado federal de primeiro mandato, longe de mim começar a campanha com altos índices de intenções de voto. Temos toda a condição de mostrar para as pessoas ao longo da campanha que nós somos a terceira via”, disse. (Bernardo Miranda)
Por Ricardo Corrêa - OTempo

Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 17° Máx. 31°

