
Seguindo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inicia-se oficialmente hoje a campanha eleitoral em todo o país. Após um período de pré-campanha conturbado em Minas Gerais, marcado por mudanças repentinas nas coligações, brigas internas, judicialização de candidatura e mistérios até os últimos minutos do prazo para registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o cenário da disputa no Estado já está praticamente desenhado. Na corrida pelo Palácio da Liberdade, são nove candidatos: Antonio Anastasia (PSDB), Fernando Pimentel (PT), Marcio Lacerda (PSB), Romeu Zema (Novo), João Batista Mares Guia (Rede), Dirlene Marques (PSOL), Jordano Carvalho (PSTU), Claudiney Dulim (Avante) e Alexandre Flach (PCO).
Na briga interna que atinge o PSB, a legenda fez dois registros. O primeiro foi feito pelo diretório estadual, confirmando a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda. O segundo foi feito pelo cúpula nacional, que não reconhece a candidatura do socialista e segue o acordo nacional de se coligar com o PT nacionalmente.
Também nesta quinta-feira o TSE deve julgar um mandado de segurança apresentado pela defesa de Marcio Lacerda com o objetivo de restaurar a antiga composição do diretório do partido em Minas. A dissolução da comissão provisória que administrava a sigla foi parte de uma decisão do presidente nacional, Carlos Siqueira (PSB) para dificultar a candidatura de Lacerda.
O último partido a registrar candidatura, já nas últimas horas do prazo, foi o PT. A novidade foi o registro da segunda vaga na chapa para senador. O nome colocado foi o de Jorge Luna (PT). Segundo interlocutores do partido, Luna foi registrado como um candidato “estepe”, até que a situação no PSB seja definida judicialmente.
A partir de hoje, os partidos também estão autorizados a fazer carreatas, a distribuir materiais gráficos e a fazer propaganda eleitoral pela internet. A propaganda em imprensa escrita também está liberada com delimitação de espaço e quantidade. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV terá início no dia 31 de agosto.
Por Bruno Menezes - OTempo

Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 19° Máx. 29°

