
O artista santeiro Francisco de Fátima teve uma vida breve, interrompida pela doença de Chagas que o vitimou com apenas 25 anos. Apesar da pouca idade, o mineiro de Bocaiúva deixou um rico legado para a arte barroca e gótica. E é essa importante herança que o Centro de Arte Popular-Cemig (CAP), espaço integrante do Circuito Liberdade, exibe até o dia 9 de setembro na mostra “O Legado de Francisco de Fátima – Esculturas”, que conta com 65 peças esculpidas em madeira, produzidas de 1976 a 1982. A entrada é gratuita.
Peças de temática religiosa dominam a mostra, como a cabeça de São Francisco, criada pelo artista em 1979; um pé de mesa produzido em madeira policromada (1981); os dois presépios em que Fátima explora com riqueza de detalhes o mito bíblico e a obra em que ilustra a Santa Ceia (1978).
Com pouca visibilidade em vida, Francisco de Fátima só passou a ser reconhecido quando se deslocou do interior para capital mineira, no fim dos anos 70. A mudança permitiu ao artista conhecer pessoas que apostaram em seu trabalho e o ajudaram a compor algumas exposições coletivas e até uma individual. Entre os nomes que mais deram suporte a Francisco estão os das críticas Maria do Carmo Arantes e Mari’Stella Tristão, que contribuíram para que o escultor passasse a expor semanalmente na feira de arte da Praça da Liberdade, onde conseguiu certa notoriedade entre os habituais frequentadores do local. A mostra Saber Fazer do Autodidata, realizada pelo Museu de Arte da Pampulha e organizada pela museóloga Conceição Piló, colocou Fátima ao lado de nomes conhecidos do cenário da época, como GTO, Artur Pereira, José Valentim Rosa e Maurino Araújo. A primeira mostra individual do artista foi realizada pelo curador Palhano Júnior, no Minas Tênis Clube, o que deu ainda mais visibilidade ao trabalho de Francisco.
Para Tadeu Bandeira, curador da mostra, “a produção do artista absorve toda a sensualidade e emoção da expressão barroca, constituindo uma releitura desse estilo através de uma minuciosa e precisa talha. Os cortes equilibrados na madeira, rico em movimentos e ondulações, com pouca policromia, e leves contornos nos olhos, sobrancelha, boca, cabelo e barba também chamam a atenção”.
O acervo da exposição pertence a coleções particulares, à exceção de duas obras de propriedade do Museu de Arte da Pampulha e uma terceira peça do Conselho Estadual de Cultura.
Sobre o artista
Francisco de Fátima Araújo nasceu em Bocaiúva e começou a esculpir em madeira influenciado por seu irmão, o escultor José Maria Araújo. Nos anos 70, Francisco passa a residir em Belo Horizonte e torna mais intensa sua produção. A convite da crítica de arte Mari’Stella Tristão, o artista começa a expor todos os sábados na tradicional feira de arte realizada na Praça da Liberdade, vendendo suas primeiras esculturas aos tradicionais colecionadores mineiros. Vítima da doença de Chagas, o artista santeiro faleceu aos 25 anos deixando uma vasta obra.
SERVIÇO
Exposição: O Legado de Francisco de Fátima - Esculturas
Período de visitação: até 9 de setembro de 2018
Local: Centro de Arte Popular – Cemig
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes
Horário: 3ª, 4ª e 6ª - de 10 às 19h | 5ª - de 12h às 21h | Sábados e domingos – de 12h às 19h
Por Angelina Gonçalves – Ascom Cultura / Fotos: Israel Crispim Júnior





Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço
Festa Momento arte e renovação na Serra de Santa Helena: Caldo da Lua celebra esperança após as queimadas
Teatro Lapso Cia de Teatro apresenta “O Fio e o Tempo” em Sete Lagoas
Incentivo à Cultura Sete Lagoas prorroga inscrições dos editais da Política Municipal de Incentivo à Cultura 2025
Música Segunda edição do “Sons de Diamantina” na Paróquia de São Pedro terá participação da Banda de Música do 3º Batalhão
Teatro Espetáculo teatral para infância “João De Barros” tem apresentação especial no Quintal Boi da Manta, em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 28°
