
A pesquisa DataPoder360, divulgada na manhã desta quinta-feira (30), revela que 34% dos eleitores consideram a possibilidade de migrar os votos direcionados a Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, para o também petista Fernando Haddad, vice na chapa e apontado como sucessor do ex-presidente caso este tenha candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A mudança na intenção de voto só ocorre quando o ex-prefeito de São Paulo é apresentado como “apoiado por Lula”.
Dividida em duas frentes, a pesquisa levantou o potencial de voto de cada candidato e, depois, a intenção de votos para a presidência. Apenas na primeira, Haddad foi considerado uma hipótese — o levantamento de intenção de votos não testou cenários sem a presença do ex-presidente Lula.
De início, os entrevistados foram questionados se “votariam com certeza”, “poderiam votar” ou “não votariam de jeito nenhum” nos candidatos; o percentual de votos “com certeza” de Haddad foi de 8%, embora, quando somado à “poderia votar”, o número sobe para 34%. Ao menos 52% não votariam “de jeito nenhum” no petista e 14% não sabem ou não responderam.
Já na pesquisa de intenção de votos para presidente, Lula lidera com 30%, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 21%, Ciro Gomes (PDT), com 7%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%, Marina Silva (Rede), com 6%, Álvaro Dias (Podemos), com 2%), Cabo Daciolo (Patriota) e Henrique Meirelles (MDB), ambos com 2%, e Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC), todos com 1%. O total de votos nulos é de 14%, enquanto 4% dos entrevistados não respondeu ou não tinha candidato.
O levantamento do DataPoder360 entrevistou 5,5 mil pessoas por meio de telefones fixos e celulares entre os dias 24 e 27 de agosto. Foram atingidas 329 cidades em todas as 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 19° Máx. 29°

