
Com o objetivo de criar políticas públicas que respaldem a atividade no município, o evento promoveu debates e palestras em torno do assunto, que contaram com o envolvimento da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura e Juventude, FUMEP, CRAMAM e EMATER-MG. Além de representantes das secretarias e instituições municipais, estiveram presentes no seminário os vereadores Dalton Andrade e Euro Andrade.
A proposta do encontro foi fazer com que os artesãos do município refletissem sobre alternativas para o sucesso comercial de sua arte, de forma a tornar o segmento cada vez mais regularizado e rentável. A discussão abordou desde as formas de produção e de comercialização do artesanato à fatores como desafios, obrigações, direitos tributários, interação com o cenário cultural, associativismo e abertura de novos mercados para o produto sete-lagoano. Além disso, objetiva-se que seja implantado o Projeto de Apoio e Fomento ao Artesanato de Sete Lagoas – Pró-Artesanato, que consiste em um trabalho intersetorial do município que promova a atividade em seus vários contextos.
Na oportunidade, a secretária em exercício de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Claudia Elane de Souza Soares, destacou os objetivos que podem ser alcançados através de iniciativas como esta: “Entre outras coisas, o artesanato de Sete Lagoas é uma forte representação do potencial turístico e cultural do nosso município. Neste sentido, um seminário sobre o assunto é uma oportunidade valiosa de entender as ideias dos artesãos, as facilidades e desafios do nosso contexto regional, bem como trabalhar a identidade do artesanato através de apoio institucional”, apontou. Representando o prefeito Marcio Reinaldo, que viajou à China no para prospectar investimentos estrangeiros no município, a secretária adjunta de Cultura e Juventude, Maria Helena Verdolim Henriques falou sobre a relevância do seminário para a garantia de direitos e novas oportunidades ao artesão: “Além da paixão, o artesanato é trabalho e geração de renda. Por isso, é importante que nossos olhares estejam voltados para essa parte e que, a partir desta perspectiva, se planejem ações que fomentem cada vez mais a atividade em Sete Lagoas”, finaliza.
Teatro Carroça Teatral leva espetáculo “O Auto do Boi da Manta” de Sete Lagoas a três estados em
História Imersão Histórica no Parque Estadual do Sumidouro promete manhã de cultura, natureza e descobertas em Lagoa Santa
Incentivo à Cultura Comissão redefine cronograma dos editais de cultura em Sete Lagoas
Teatro e música Carroça Teatral amplia fronteiras com o lançamento do álbum “Vozes de um Povo”
Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço
Festa Momento arte e renovação na Serra de Santa Helena: Caldo da Lua celebra esperança após as queimadas Mín. 20° Máx. 34°
