
Representantes dos bairros Canaã, Recanto da Serra, Jardim Arizona e Santa Luzia marcaram presença na audiência pública na Câmara Municipal para debater a atual situação do Grotão do Canaã. Obras inacabadas, iniciadas em 2015, falta de iluminação pública, de saneamento básico e de segurança pública foram alguns dos problemas apontados na reunião. O vereador Renato Gomes (PV) foi quem requereu a audiência e contou com a participação do presidente da Casa Legislativa, Cláudio Caramelo (PRB), e dos vereadores Euro Andrade (PP), Milton Martins (PSC), além do prefeito Leone Maciel (sem partido). Também estiveram presentes, o secretário municipal de Obras, Vitor Dias e representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Segurança, Trânsito e Transporte. Uma comissão para acompanhamento das obras foi definida como um dos principais encaminhamentos da reunião.
Um vídeo sobre realidade local foi apresentado durante a reunião e serviu de pano de fundo para as discussões. O presidente da sessão disse que a audiência pública foi pensada para ouvir as demandas da população. Já o prefeito Leone Maciel reconheceu a emergência de solucionar os problemas. Segundo ele, a cidade não tem recursos, pois está vivendo de IPTU, IPVA, parte de ICMS e de alguns impostos. “A cidade encontra-se esburacada e estamos tentando de todas as formas buscar recursos para a operação tapa-buracos, mas não sabemos onde buscar dinheiro. Só o Estado deve mais de R$100 milhões a Sete Lagoas”, disse. Ele explicou que parte da obra do grotão não pode ser mudada, mas a audiência pode servir para apontar caminhos.
Já o secretário municipal de Obras fez uma explanação sobre o que foi feito no passado e quais as demandas da região poderão ser solucionadas a curto, médio e longo prazo. A obra de pavimentação e qualificação das vias dos bairros Verde Vale, Ondina Vasconcelos e Grotão do Canaã, fruto de um contrato de financiamento na ordem de R$21 milhões do Governo Federal, assinado no final de 2013, tinha objetivo de fazer a drenagem das águas a céu aberto da grota e fazer uma via de pedestre. A obra não foi finalizada devido a um imbróglio judicial, já que algumas casas estavam em área de proteção permanente e deveriam ser demolidas, mas não houve acordo entre moradores e poder público, o que paralisou as ações. “Nós estivemos nessas residências e conversamos com os moradores. Vamos fazer a demolição das casas com o consentimento de todos, mas vamos construir novas moradias sob as mesmas condições de construção”, explicou o secretário.
O vereador Euro Andrade ressaltou que o que for decidido na audiência pública não pode morrer. “Temos que nos reunir periodicamente para que as ações mantenham ritmo”. Já Milton Martins lembrou a permanente visita ao local para tentar solucionar o problema. “A forma que encontramos para solucionar os problemas de maneira mais rápida é buscarmos parceria público-privada”, sugeriu. O presidente Caramelo acredita que cada problema deve ser resolvido um a um. “Vamos definir prioridades e ir resolvendo do mais urgente para o menos urgente”, disse.
Comissão – Representantes de vários bairros também se manifestaram apontando os principais assuntos que incomodam a população da região do grotão do Canaã. “Nós vamos fazer a solicitação da limpeza de toda alameda, vamos fazer um ofício para a Secretaria de Meio ambiente. A questão da rede de esgoto é mais complexa e precisa ser estudada e desde já convido presidentes das associações de bairro para participar dessa conversa com o SAAE. Iremos enviar uma ata desta reunião para o comando da Polícia Militar para os procedimentos de segurança no local. E vamos criar uma comissão formada por vereadores e moradores que irá acompanhar o andamento destas solicitações, estes são os encaminhamentos desta audiência pública”, finalizou Renato Gomes.
Por Raquel Tavares – TV Câmara
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito Mín. 19° Máx. 29°

