
As aulas nas escolas estaduais de Minas Gerais no ano que vem terão início no dia 7 de fevereiro e irão se estender até o dia 13 de dezembro. O calendário escolar, definido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), informa que as férias escolares estão previstas para o período de 15 a 26 de julho.
Os recessos do Carnaval e da Semana da Criança e do Professor também foram marcados. No período de 4 a 6 de março os alunos não terão aulas para curtir a festa momesca. E de 14 a 18 de outubro, as aulas serão suspensas em comemoração ao Dia da Criança e do Professor.
Confira os outros recessos:
- 1º de fevereiro;
- 18 de abril;
- 2 e 3 de maio;
- 21 de junho;
- 14 a 18 de outubro.
Ensino
Conforme resolução publicada no Diário Oficial, cada escola pode elaborar o próprio calendário, "construído coletivamente com a comunidade escolar, discutido com servidores, estudantes e pais de estudantes, e aprovado pelo colegiado". Porém, algumas datas devem ser respeitadas. As demais, sugeridas pelo colegiado, devem ser encaminhadas para a Superintendência Regional de Ensino, que deverá homologar e supervisionar o cumprimento das atividades.
De acordo com o Estado, a elaboração do Calendário Escolar 2019 deve prever o mínimo de 200 dias letivos e carga horária de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio noturno, e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio diurno.
Mostras
Conforme a Resolução, o período de 19 a 26 de junho será destinado às atividades da Semana Estadual de Prevenção às Drogas. Do dia 1º a 5 de julho deverão ser realizadas as atividades voltadas para o fortalecimento da cultura de prevenção de acidentes nas escolas e comunidade escolar. Já 21 de setembro será dia letivo para as atividades da “Virada Educação Minas Gerais”.
Além disso, o dia 23 de novembro (sábado) será letivo, destinado à realização de Feira de Ciências nas escolas estaduais de ensino fundamental e médio; da Mostra de Trabalhos realizados pela disciplina “Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM)”, do ensino médio regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) noturno; “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania (DIC)”, da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental noturno; e Mostra de Trabalhos dos estudantes dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) e dos conservatórios de música.
O período de 18 a 22 de novembro será destinado às atividades da “Semana de Educação para a Vida” e o dia 7 de dezembro (sábado) será letivo destinado à realização de Assembleia Escolar para a Prestação de Contas da Gestão Escolar.
Hoje em Dia

Ensino técnico Prefeitura de Sete Lagoas anuncia 280 vagas em cursos técnicos gratuitos
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado Mín. 21° Máx. 34°


