
A habilitação para conduzir as “cinquentinhas” - motocicletas com até 50 cilindradas- será obrigatória a partir desta quarta-feira (1º) em todo o Brasil. Para guiar o veículo é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, a mesma exigida para quem pilota motos acima de 50 cilindradas ou a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), documento menos conhecido.
Quem descumprir a regra perde 7 pontos na carteira, já que é considerada uma infração gravíssima e recebe multa de 191,54 porém ela é multiplicada 3 vezes, totalizando o valor de R$ 574,2, além da apreensão do veículo.
A CNH na categoria A permite ao condutor dirigir tanto as “cinquentinhas” quando as motos acima de 50 cilidradas. Já a ACC só permite que o condutor pilote motocicletas até 50 cilindradas. No entanto uma vantagem da ACC é que o processo para obtê-la é mais rápido, já que são exigidas menos horas-aula teóricas e práticas nas auto-escolas. Para a CNH categoria A são necessárias 45 horas/aula de teoria e 20 horas/aula de prática, já para a ACC são necessárias 20 horas/aula no curso teórico e 10 horas/aula para a parte prática.
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE Mín. 20° Máx. 27°


