Sábado, 24 de Maio de 2025
°

Cidades Pedido ao Papai Noel

Menino autista mineiro pede amigo de presente de Natal ao Papai Noel

Carta com o pedido foi compartilhada nas redes sociais pela irmã do garoto e viralizou; milhares de pessoas se comoveram e enviaram mensagens de apoio e carinho

24/12/2018 às 09h55
Por: Redação
Compartilhe:
Cartinha de Miguel foi compartilhada pela irmã e comoveu milhares de internautas
Cartinha de Miguel foi compartilhada pela irmã e comoveu milhares de internautas

O Natal está chegando e, um pedido inusitado de uma criança, sensibilizou os internautas neste fim de semana. Um menino de 12 anos, que mora em Minduri, no Sul de Minas, tem autismo de grau leve e em sua cartinha para o Papai Noel, em vez de brinquedos, pediu um amigo.

A história foi compartilhada pela irmã dele, Iara Castro, 28, em uma rede social, na última sexta-feira (21) e viralizou nos últimos dias. Foram mais de 39 mil compartilhamentos e 92 mil comentários de pessoas sensibilizadas pela história.

No texto, Miguel conta que sofre bullying na escola e brinca sozinho, já que as outras crianças não gostam dele e que, devido à sua condição, se sente muito incomodado com barulhos, o que dificulta sua socialização. Em pouco tempo, milhares de pessoas responderam ao texto, desejando feliz natal e acolhendo a criança.

Segundo Iara, que mora em Belo Horizonte e trabalha como babá, ela teve acesso à carta porque a mãe dela teria enviado pedindo ajuda para explicar para Miguel, que esse tipo de presente seria improvável. "Ele já não acreditava em Papai Noel, mas acredito que por se sentir solitário, talvez ele tenha regredido e voltou a acreditar como forma de esperança. Na cabeça dele, talvez isso não seja impossível pro Papai Noel", relatou.

Ainda de acordo com a jovem, ela publicou a mensagem como forma de desabafo e não poderia imaginar que tomaria tamanha proporção. "Fiquei sem saber o que fazer e jamais poderia imaginar que alcançaria tantas pessoas. "Fiquei imensamente feliz em receber tantas mensagens de carinho e apoio. Em sentir que ele é querido mesmo que seja por estranhos. De alguma forma, a cartinha dele tocou alguns corações", pontuou.

Menino sempre sofreu rejeição

Em entrevista, a mãe de Miguel, Cristina de Castro Silva Souza, 50, contou que tudo começou depois que Miguel e seu irmão gêmeo, Emanuel, assistiram um filme sobre o Natal. "Ele me disse que queria escrever para o Papai Noel, mas eu não podia imaginar que ele pediria um presente assim. Quando li fiquei muito triste em saber que ele se sentia assim e, também apavorada, por não saber como atender ao pedido", afirmou.

De acordo com Cristina, desde os cinco anos que Miguel estudava com a mesma turma e sofria essa rejeição. "Ele foi diagnosticado em maio do ano passado. Até então, sabíamos que havia de algo errado, mas ninguém conseguia descobrir o que era. Os médicos falavam em Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDH) e ele, de fato, não conseguia acompanhar os outros colegas de classe nas atividades", recordou.

Quando o diagnóstico do autismo foi concluído, Cristina disse que, surpreendentemente, se sentiu feliz. "Tudo mudou em nossa família e em nossa casa. Eu não sabia o que estava acontecendo, mas agora consigo compreendê-lo e ajuda-lo a lidar melhor com os sentimentos", afirmou.

Pedido atendido
As reações não ficaram limitadas apenas às redes sociais e parece que o "Papai Noel" já atendeu ao pedido do menino. No dia seguinte à publicação, Cristina conta que se emocionou com uma mensagem que recebeu de uma coleguinha da sala de Miguel. "Ela pediu desculpas, caso tenha magoado ele alguma vez e disse que não podia imaginar que ele se sentia tão triste e tão sozinho. Garantiu que a partir do ano que vem ela vai brincar com ele e que estará por perto caso ele precise de alguma coisa".

Emocionada, a mãe contou que não imaginava que a publicação pudesse alcançar tantas pessoas e que fez um perfil em uma rede social - que será monitorado por ela - para que o filho possa ler todas as mensagens. "Fiquei muito feliz em saber que existem seres humanos que se preocupam com o próximo, que perdem seu tempo para mandar uma mensagem de carinho. Espero que os pais que tiverem acesso possam ensinar seus filhos a ter mais respeito e tolerância com o próximo", finalizou.

Por Dayse Aguiar - OTempo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Dom °C °C
Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio