O Corpo de Bombeiros de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi acionado quatro vezes nesta quarta-feira (2) por causa de enxames de abelhas e marimbondos. Em duas ocorrências tiveram feridos.
Segundo o tenente Edvaldo Lopes, do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros, o caso mais grave aconteceu na cidade de Veríssimo, que fica há 40 quilômetros de Uberlândia. Um homem de 45 anos estava capinando no quintal da casa dele, quando várias abelha-europeias o atacaram. Muito machucado, ele se trancou em casa com esposa e filha (de idades não informadas) para aguardar resgate dos bombeiros.
A equipe chegou na casa por volta das 11h30 e o encaminharam direto para um hospital da cidade. Ele passa bem mas foi ferroado em várias partes do corpo, principalmente na cabeça, nos braços e nas pernas.
Um pouco mais tarde, cerca das 14h30, outro homem, de 50 anos, também teve que acionar ajuda por causa do ataque de abelhas da mesma espécie. Ele estava consertando o telhado de casa, na zona rural de Uberlândia, quando avistou um enxame do inseto. Chegou a ser ferido mas, como tinha visto as abelhas a distância, foi menos ferroado do que a vítima anterior.
Poucas horas depois, moradores de um condomínio na área central da cidade precisaram de apoio para retirada de marimbondos. E, por volta das 19 horas, outra colmeia incomodou moradores de outro bairro em área urbana da cidade. “Pode ter sido coincidência termos tido tantas ocorrências de insetos no mesmo dia. Mas acho que o calor pode ter influenciado e deixado os insetos mais agressivos”, afirma o tenente.
Por Tatiana Lagôa - OTempo
Mín. 15° Máx. 27°