
O rio Paraopeba já apresenta cor marrom devido à presença da lama de rejeitos que desceu o córrego do Feijão e chegou a manancial, após o rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, nessa sexta-feira (25). Na ponte sobre o rio, no Centro do município, moradores observavam com tristeza as mudanças nas águas causadas pela tragédia.
A reportagem observou uma densa mancha de óleo na água do Paraopeba. Troncos de galhos e peixes mortos também boiavam sob o leito. Por causa da presença da lama, a Copasa anunciou que suspendeu a retirada de água do Sistema Paraopeba para abastecer Belo Horizonte e outros municípios da região metropolitana.
Ex-motorista da Vale, Erlei Jesus Cardozo, de 51 anos, disse que os rejeitos de minério chegaram ao rio na madrugada. O irmão de Erlei é funcionário da mineradora e está desaparecido. “É uma tristeza ver o rio dessa maneira. Isso é resultado de uma política que só visa o lucro, sem ligar para o meio ambiente e os trabalhadores”, lamentou.
Chuva
Com a chuva que caiu sobre Brumadinho na tarde deste sábado, a lama se espalhou ainda mais pelo rio. O volume de precipitações também pode prejudicar os trabalhos de resgate, garante o Corpo de Bombeiros.
“Dependendo do volume de chuva as atividades podem ser interrompidas”, informou a corporação via assessoria de imprensa. Até esta tarde, 46 pessoas foram resgatadas com vida, 11 mortes foram confirmadas e mais de 350 pessoas permanecem desaparecidas.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 18° Máx. 26°

