
Em função dos dados de monitoramento de qualidade da água BRUTA publicados no Informativo 22, as Secretarias de Estado de Saúde (SES), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) decidem, como medida de prevenção, ampliar a abrangência da recomendação de que a água BRUTA do Rio Paraopeba não seja usada pela população até o município de Pompéu.
A orientação de não se utilizar a água BRUTA do rio, sem tratamento, é válida para qualquer finalidade: humana, animal e atividades agrícolas. A medida foi adotada após a detecção de metais em níveis acima do permitido pela legislação ambiental e de avaliação da SES com base em requisitos de vigilância sanitária. Esta orientação é válida desde a confluência do Rio Paraopeba com o Córrego Ferro-Carvão até o município de Pompéu.
O monitoramento de qualidade da água está sendo realizado com frequência diária desde 26 de janeiro de 2019, um dia após o rompimento da Barragem B1. O trabalho é desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Agência Nacional de Água (ANA) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Novas análises subsidiarão qualquer medida complementar ou reavaliação desta recomendação.

URGENTE Funcionários entram em estado de greve e transporte público pode parar em Sete Lagoas
PEDRO LEOPOLDO Pedro Leopoldo intensifica retirada de veículos abandonados e faz alerta sobre riscos à saúde pública
SETE LAGOAS Sete Lagoas terá quinta-feira (9) de sol, calor e chance de chuva Mín. 17° Máx. 30°


