
Na última quinta-feira (09), foi realizada a 11° reunião do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) já com os novos membros empossados do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (COMDECON). O encontro se deu no objetivo de ampliar programas, projetos de conscientização, instruir sobre leis fiscalizatórias e processos em andamento no órgão, reforçando os atos de direitos e deveres dos consumidores.
A reunião, presidida pelo coordenador do PROCON e também presidente do COMDECON Carlos Alberto de Andrade contou também com a participação do vice-prefeito Dr. Ronaldo João. O COMDECOM foi instituído para cumprir o disposto do Artigo 4° da Lei nº. 5.079, de 28 de novembro de 1995, que trata do sistema municipal de defesa do consumidor composto por representantes do poder público, entidades representativas de fornecedores e consumidores tendo caráter consultivo, normativo e deliberativo. O conselho tem a responsabilidade de formular as diretrizes para a política municipal de relações de consumo e atua no controle da política municipal de defesa do consumidor, propondo normas, procedimentos e ações que visem sempre à defesa do consumidor.
Durante o encontro, os conselheiros também debateram as legislações que regulamentam a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMDC) e a aplicação dos recursos do FMDC na manutenção e equipamento do PROCON, que proporcionarão melhorias no atendimento ao consumidor e às ações de defesa do consumidor pelo município. A reestruturação do COMDECON e do FMDC é uma iniciativa no sentido de fortalecer a participação da sociedade nas políticas públicas e colocar Sete Lagoas integrada aos programas nacionais de valorização dos direitos dos consumidores.
Ainda na oportunidade, foram levantadas pautas para próximas reuniões, como a fiscalização orientada pelo Ministério Público por meio de denúncias e implantação de campanhas de conscientização consumerista. A intenção é que os membros tragam questões relevantes a atuação do conselho nas próximas reuniões, assim otimizando o cumprimento dos direitos do consumidor. Outra pauta de destaque no encontro foi a situação da atual crise financeira que o país enfrenta. O coordenador geral do PROCON, Carlos Alberto de Andrade externou a preocupação do órgão com a situação e reforçou o papel de orientação do PROCON para o empresariado.
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE Mín. 20° Máx. 27°


