Segunda, 19 de Maio de 2025
18°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Brumadinho

Engenheiros de empresa que atestou estabilidade de barragem da Vale ficam calados em CPI

Makoto Namba foi o primeiro a ser ouvido pela CPI da ALMG nesta quinta-feira (2 de maio). Ele optou por não responder as perguntas dos deputados e foi seguido por André Yassuda, que manteve a mesma postura

02/05/2019 às 11h52 Atualizada em 02/05/2019 às 12h01
Por: Redação Fonte: Estado de Minas
Compartilhe:
Makoto Namba se negou a responder as perguntas dos deputados (foto: Reprodução da Internet/Youtube/ALMG)
Makoto Namba se negou a responder as perguntas dos deputados (foto: Reprodução da Internet/Youtube/ALMG)

A agenda da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho previa nesta manhã de quinta-feira (2), o depoimento dos engenheiros Makoto Namba e André Yassuda, da consultoria alemã Tüv Süd Brasil, responsável pela declaração de estabilidade do reservatório que se rompeu. Primeiro a ser ouvido pela comissão, Makoto optou por permanecer em silêncio durante as perguntas dos deputados. André começou a ser ouvido por volta de 11h30 e manteve a mesma postura.

Antes do início da sessão, o presidente da CPI, deputado Gustavo Vadalares, leu uma decisão judicial que permite os dois convidados, que são investigados pela Polícia Civil e chegaram a ser presos pelo rompimento, a se manterem em silêncio.

Depois disso, Valadares criticou duramente a decisão dos convidados de não se manifestarem. O deputado leu um comunicado em que ele destacou que o silêncio gera um "profundo desprezo pela drama vivivo pelas famílias" das vítimas de Brumadinho.

Mesmo assim, o deputado André Quintão, que é o relator da CPI, abriu os trabalhos fazendo as perguntas, que são sempre retornadas da mesma forma por Makoto. "Conforme orientação do meu advogado, vou permanecer em silêncio".

Em seguida, o deputado Sargento Rodrigues também iniciou uma série de perguntas, mas elas também foram ignoradas e o investigado continuou mantendo o silêncio. 

Os questionamentos passaram ainda pelos deputados Beatriz Cerqueira, Noraldino Júnior e Bartô do Novo, antes de voltarem para André Quintão para iniciar o depoimento de André Yassuda. Até uma final desta reportagem, a reunião de hoje ainda estava em andamento. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 20h08 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 25°

Ter 25°C 12°C
Qua 27°C 13°C
Qui 27°C 13°C
Sex 28°C 14°C
Sáb 27°C 15°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio