Quanto mais colorido, mais vivo! Belo Horizonte acaba de ganhar uma grande obra de arte pública: um mural criado pelo grafiteiro Fhero em toda superfície do edifício do Shopping Xavantes, no Centro da capital. O artista utilizou formas abstratas e cores fortes que remetem aos diversos povos que formam o Brasil.
Sobre a superfície, o artista – que é reconhecido pela qualidade da sua pintura figurativa realista -, criou duas imagens: do lado maior localizado na avenida Oiapoque é possível ver dois pardais. Do outro lado, na rua Curitiba, Fhero resolveu pintar alguém que representasse a diversidade dos grandes centros urbanos e do público do Shopping Xavantes: sua esposa e também grafiteira Nica.
Quem passa na rua pode ver apenas uma linda mulher, mas para ele tem um significado especial: pintar a Nica é declarar seu amor não só para a esposa mas também por Belo Horizonte. Para quem não sabe, Fhero é de São Paulo, mas é radicado em BH há mais de 10 anos. Foi aqui que ele construiu a sua trajetória como artista e foi o seu amor por Nica que o trouxe até a capital. Lindo né?
Leonardo Furman, administrador do Xavantes, ousou quando resolveu encomendar uma obra de arte em toda a superfície do shopping. BH já tem muitas empenas de prédios pintadas, mas ainda não tinha um edifício completamente pintado, com mural em todas as suas laterais. Cada canto do shopping ganhou novas cores. Como o artista, também foi o amor pela cidade que o moveu a encomendar o mural e, antes ainda, o fez criar o Shopping Xavantes.
Hoje o Centro abriga dezenas de graffitis, murais e intervenções artísticas emoldurados pela sua arquitetura privilegiada que transforaram a região em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.
Mín. 17° Máx. 32°