
O clima frio do inverno aumenta as chances de ocorrência de infecções respiratórias como pneumonia. Nesta estação a pneumonia é a principal causa de internação hospitalar no Brasil.
O pneumologista Dr.Alex Macedo afirma que esse aumento de ocorrências chega a 30%, sendo uma das principais causas a mudança de temperatura. O especialista destaca maneiras simples de prevenir a infecção, mesmo para aquelas pessoas que já possuem doença respiratória crônica.
Todos devem ficar atentos e procurar um médico ao sentir sintomas de pneumonia. São eles: febre alta, secreção amarelada, dor no tórax, respiração ofegante e indisposição geral. Mas Macedo afirma que os costumes e os ambientes influenciam também. "O estilo de vida dos moradores dos grandes centros urbanos também é um importante fator que interfere na saúde respiratória", ressaltou. "Nas grandes cidades, ainda existe a poluição potencializada pelo fenômeno da inversão térmica, que se torna um agente importante e muito prejudicial à saúde respiratória", explicou o médico.
De acordo com o especialista, o tratamento deve ser iniciado assim que identificada a pneumonia. Uma das opções é a administração de antibiótico, que deve ser feita sob prescrição médica. "Das pessoas diagnosticadas com a doença, 80% conseguem realizar o tratamento em casa, enquanto as 20% restantes precisam de internação", revelou o Dr. Macedo.
O que é a pneumonia?
A pneumonia acomete com freqüência idoso acima de 65 anos, porém pode afetar também crianças, jovens e adultos saudáveis. É uma doença infecciosa causada pela inflamação dos alvéolos do pulmão, que se enchem de muco e líquidos, prejudicando a troca gasosa. A doença pode ter três causas: infecção viral (causada pelo vírus da gripe), infecção bacteriana (sendo a bactéria Pneumococo a principal causadora da infecção respiratória em adultos) ou infecção por fungos.
Como prevenir a pneumonia:
- Mantenha as mãos sempre higienizadas.
- Evite locais aglomerados.
- Busque uma rotina saudável, visando a qualidade de vida.
- Evite o cigarro, que é mais um fator de risco para desenvolver a pneumonia.
- Procure um médico assim que sentir algum dos sintomas citados acima.
Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°
