A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Industria, Turismo e Comércio, de Paraopeba desenvolve o projeto “Lixo Zero” como uma das suas prioridades, com a meta de zerar o material enviado ao aterro sanitário. A ação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, envolve alunos, funcionários, pais e associações ligadas as Escolas. O projeto Lixo Zero promove a sensibilização ambiental, a sustentabilidade, a redução de desperdícios, o encaminhamento total dos resíduos sólidos e a conservação da natureza.
São duas fases de trabalho: a primeira etapa realizada tem como foco a mobilização e o treinamento de toda a equipe da Escola Recanto Feliz onde se iniciará o projeto; a segunda etapa visa à estrutura física, que vai ser preparada para proporcionar os meios necessários para as mudanças da comunidade educativa, como a instalação de composteira e dos compartimentos de material reciclável. Todo o projeto Lixo Zero está será inserido no projeto pedagógico, com temas transversais ao currículo.
Reduzir, repensar, recusar, reciclar e reutilizar são os verbos que serão adotados no projeto para colocar em prática o projeto Lixo Zero. Ao término deste ano, prefeitura pretende ter um projeto educativo e ações administrativas permeadas pela sensibilidade e responsabilidade ambiental, vislumbrando alcançar o título de “Escola Lixo Zero do Brasil” e incentivando, a partir disso, ações ecologicamente orientadas em diferentes esferas da sociedade.
Mín. ° Máx. °