Circula pelo WhatsApp um novo golpe que desta vez tem o objetivo de enganar as pessoas sobre a liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), por parte do governo federal.
Na mensagem, o usuário é orientado a responder uma pesquisa falsa da Caixa Econômica Federal com as seguintes perguntas: “Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?” e “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?”. As indagações têm a finalidade de descobrir se a pessoa tem o direito ao benefício.
No final da “pesquisa”, independentemente das respostas, o site pede que as pessoas encaminhem o material para 10 contatos e que ativem as notificações do navegador do celular.
Para o usuário acreditar que se trata de uma pesquisa verdadeira, são usados logo da Caixa e falsos comentários de quem teria conseguido a liberação do saque do FGTS, antes do tempo determinado pelo governo.
De acordo com o governo, os saques do FGTS começarão em setembro e serão de até R$ 500 por conta.
Em dois dias, mais de 100 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link do golpe, segundo o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da empresa PSafe.
A pessoa que responde a pesquisa não sofre nada de imediato, no entanto, acaba abrindo o caminho para que sofra ataques futuros, pois, ao ativar as notificações, elas receberão links dos criminosos.
Quem responde às indagações ainda é redirecionado para uma página que registra de forma oculta o telefone do usuário. Com isso ele passa a pagar pelos serviços de SMS realizados pelos criminosos.
O dono da linha só percebe que foi vítima de um golpe quando passa a perceber que seus créditos acabam rápido e as cobranças chegam.
Para que você não seja uma das vítimas do golpe, alguns cuidados precisam ser tomados. Entre eles está desconfiar de promessas vantajosas ou fáceis demais, como supostos benefícios vindos do governo. Outra dica é de checar os links recebidos, ou seja, verificar se ele é verdadeiro.
Mín. 13° Máx. 19°