Neste primeiro final de semana de Agosto, a 5ª Companhia Independente de Bombeiros em Sete Lagoas novamente recebeu várias solicitações relacionadas a incêndios em vegetação. A baixa humidade relativa do ar, associada aos fortes ventos e a vegetação seca, favorecem o aparecimento e propagação das queimadas.
Os militares foram acionados para um grande incêndio na Avenida Prefeito Alberto Moura, na região do bairro Várzea, que colocava em risco residências, condomínios e lojas comerciais próximas. Foi necessário redirecionamento de viaturas e militares para o local, pois os mesmos já se encontravam em combate as chamas em outra região de Sete Lagoas.
Em virtude da grande e crescente demanda de incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros Militar em Sete Lagoas, já trabalha com efetivo reforçado para atendimento emergencial. Foi observado, estatisticamente, um crescimento exponencial dos atendimentos relativos a incêndio em vegetação da nossa unidade, em julho de 2018 foram realizados 36 atendimentos, já em julho de 2019 foram registradas 115 ocorrências atendidas no mesmo período, um crescimento de quase 70%.
Infelizmente, grande parte destes incêndios são provocados de forma criminosa, o Corpo de Bombeiros destaca, que aqueles que foram flagrados neste tipo de conduta, podem ser condenados a pena de 2 a 4 anos e multa. Queimadas controladas em áreas de pastagens e afins só podem ser realizadas mediante autorização prévia por órgão competente e a inobservância deste pode gerar multas de até R$1.000,00 por hectare ou fração.
Por isso o apoio e conscientização da população é fundamental para minimizarmos os danos provocados pelo fogo durante o período de estiagem, lembrado que a Unidade Bombeiro Militar em Sete Lagoas é responsável pelo atendimento em Sete Lagoas e mais 14 municípios da região. Neste sentido, siga as seguintes recomendações:
ü Não solte balões ou fogos de artifício perto de matas ou áreas rurais.
ü Não lance guimbas de cigarros acesos pelas janelas de veículos ou no chão em áreas rurais ou às margens de rodovias.
ü Evite o acúmulo de lixo em lotes vagos.
ü Ao realizar a capina de um lote vago, prefira ensacar os resíduos a realiza a queima destes.
ü Denuncie quaisquer ações criminosas ou negligentes que possam culminar em um incêndio florestal, pelo número 181 (Disque Denúncia).
Mín. 13° Máx. 19°