
Tomar uma cervejinha é muito gostoso, principalmente no verão. O problema é que, em um impulso para matar a sede e abrandar as altas temperaturas, nós tomamos duas, três e até 10 ou mais latinhas. Apesar de parecerem leves, cada uma delas equivale a um pão francês em termos de calorias.
Durante o programa Bem Estar, da TV Globo, a nutricionista Isabela Pimentel explicou que uma latinha de cerveja de 350 ml tem aproximadamente 145 calorias, o mesmo que um pão francês (ou pão de sal). Mas, enquanto comer 10 pãezinhos parece no mínimo muito exagerado, beber 10 cervejas não é tão impossível assim.
Outro problema é que a cerveja é uma bebida com alta densidade calórica. Isso porque, enquanto carboidrato e proteína têm cerca de 4 caloria por grama, o álcool tem 7 kcal/g.
Além disso, a nutricionista explicou que, diferentemente do pão, cuja caloria vem do amido, a caloria da cerveja vem do álcool. “O álcool atrapalha o metabolismo, aumenta triglicérides, gordura no fígado e está associado a alterações hepáticas e renais”, disse a especialista.
Ele tampouco adiciona qualquer vitamina ou mineral benéfico para a saúde à alimentação: é a chamada caloria vazia.
Além de ser um alimento bem calórico, a cerveja tem outras características que a fazem ser altamente engordativa. “Primeiramente, o álcool não sacia. Além disso, é muito fácil perder a conta de quantos copos ou latinhas foram consumidos, e algumas bebidas ainda vêm com outros aditivos calóricos, como leite condensado, frutas, açúcar, etc. O resultado é uma bomba calórica”, disse a nutricionista Juliana Dragone ao Vix, ao explicar que uma latinha de cerveja equivale a 25 g de bacon.
VILLAGEMOON/ISTOCK
O endocrinologista João Eduardo Salles explicou, também durante o programa Bem Estar, que a cerveja, por ser refrescante, causa a falsa sensação de hidratação. “Se você tomar cinco litros de cerveja, você irá urinar cinco litros e meio [...] porque o álcool impede a ação de um hormônio que retém nosso liquido”.
Para não exagerar e evitar a perda excessiva de líquidos, a dica do médico é tomar cerca de 500 ml de água antes de começar a beber cerveja e não usar a bebida alcoólica como meio de hidratação ou de matar a sede. Caso contrário, você acabará tomando uma ou duas latinhas sem nem perceber, só para se hidratar.
Outro cuidado importante é continuar bebendo água enquanto toma cerveja, intercalando um copo de água com uma latinha, por exemplo. Além de evitar a desidratação, você estará consumindo em média 30% a menos da bebida alcoólica.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 17° Máx. 25°

