
Na última segunda-feira (08 de Agosto) a Câmara Municipal de Cordisburgo realizou reunião extraordinária para tratar de assuntos referentes à saúde.
O Prefeito de Cordisburgo, Joaquim Ildeu Sant'Ana e o Secretário Municipal de Saúde, Gilmar Ângelo de Carvalho estiveram presentes a convite do legislativo para esclarecer pontos cruciais e tentar resolver problemas na área da saúde da cidade.
O principal foco dos debates na casa foi os plantões médicos 24 horas, assunto este que perdura por meses em discussão. Outros temas como o atendimento de dentistas e disponibilidade de veículos em Lagoa Bonita e funcionamentos das UBS's de Cordisburgo foram debatidos.
O Prefeito justificou o fim dos plantões médicos 24 horas devido a enorme dívida de administrações anteriores que estão sendo pagas, algumas cobradas judicialmente, e explicou que o principal fator é o índice da folha de pagamentos que já se encontra acima do teto permitido. Foi ainda destacado a contratação de médicos ginecologista e pediatra, além da implantação dos plantões diários de 12 horas, incluindo os finais de semana.
O Secretário Municipal de Saúde ressaltou ainda a obrigatoriedade de contratação de profissionais de enfermagem 24 horas para a realização dos plantões dentro das normas do COREN - Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, o que contribuiria para um aumento ainda maior aos cofres público que já se encontram deficitários. Também foram explicados o funcionamento do Centro de Saúde e do processo de transferência de pacientes, além de disponibilizado os balanços de gastos com a área no município para apreciação da casa.
Todos os vereadores se manifestaram e efetuaram perguntas a fim de solucionar os problemas encontrados, o que por vezes causou pequenas discussões, tendo sempre como objetivo a melhora dos atendimentos à população e a busca por uma solução definitiva.
Vários vereadores ainda solicitaram ao prefeito melhora das estradas das zonas rurais que se encontram em estado crítico, colocando em risco os que circulam por estas vias e prejudicando o escoamento da produção agrícola.
O legislativo ainda se propôs a ajudar no que for necessário para a melhora da saúde, o que certamente acarretará em mais debates e encontros entre Executivo e Legislativo a fim de solucionar definitivamente todos os problemas não só relacionados aos atendimentos médicos, mas também de outros setores como a infraestrutura rodoviária e o transporte público de Cordisburgo.
Vacinação Prefeitura divulga cronograma do Vacimóvel I e II em Sete Lagoas
Agenda oficial Alckmin e Zema cumprem agendas sobre transporte e saúde em Sete Lagoas
Vacinas Prefeitura de Inhaúma orienta gestantes sobre vacinação contra a bronquiolite
Prevenção Infarto fulminante pode ocorrer sem aviso e reforça a importância da prevenção, após o caso de Henrique Madeirite
Saúde pública Prefeitura Sete Lagoas vai zerar fila e garantir próteses dentárias para 3.300 pacientes
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde Mín. 17° Máx. 24°


