
A Audiência Pública realizada na noite desta segunda-feira (15), atendeu o requerimento n°727/2016 de autoria do vereador Cláudio Caramelo, que teve com objetivo abrir a discussão sobre a instalação do Colégio Militar Tiradentes em Sete Lagoas.
A audiência lotou o plenário da Câmara de vereadores, o encontro contou com a participação do vereador Cláudio Caramelo, Presidente da Câmara Fabrício Nascimento, vereador Marcelo da Cooperselta, Tenente-Coronel Antônio Librelon, Superintendente regional Arquimedes Pereira, Diretora Estadual do Sind Ute Maria de Abreu, diretora do Sind Ute Sete Lagoas Maria do Carmo Cristelli, Major Batista e Tenente Miranda.
O Superintendente de Ensino Arquimedes Pereira, disse que foi procurado pelo comando da Polícia Militar juntamente com o vereador Cláudio Caramelo, onde se deu início ao processo de abertura de diálogos sobre a possibilidade da instalação do colégio Militar em Sete Lagoas. Segundo ele, três escolas estavam dentro dos estudos para que uma delas fosse substituída pelo colégio Militar, Escola Estadual Santos Azeredo, Sinhá Andrade e Joselina França, devido a baixa demanda de alunos nas unidades. Na oportunidade o superintendente afirmou aos presentes que tudo depende de aprovação da comunidade, e que jamais haverá imposição por parte da Secretaria de Educação.
A Diretora Estadual do Sind Ute Maria de Abreu, ressaltou a importância do Colégio Militar na cidade, mas disse que o Sind Ute é contra a instalação em escolas públicas, segundo ela, a Polícia Militar tem condições financeiras para construir uma unidade em Sete Lagoas. “O Colégio Militar sempre é bem vindo, desde que não altere as matrículas dos alunos”, disse.
O Comandante da Polícia Militar Tenente-Coronel Antônio Librelon, disse em sua fala que reconhece o trabalho das escolas públicas, e que a PM não quer de forma alguma tiras vagas de alunos em escolas e nem acabar com empregos dos trabalhadores em educação. O comandante Librelon disse que a PM somente quer abrir uma nova opção de ensino na cidade, ele reforçou a fala de Arquimedes afirmando que não haverá imposição de nenhuma das partes. “A idéia é aproximar a comunidade civil, com a possibilidade de formação de novos militares na cidade”, afirmou.
Os vereadores presentes parabenizaram o vereador Cláudio Caramelo pela importância audiência público em abrir o diálogo de forma respeitosa e democrática.
As diretoras das escolas que estavam dentro dos estudos de viabilidade, fizeram o uso da palavra e defenderam a permanência das escolas públicas, elas foram categóricas em afirmar que a vinda do colégio Militar é bem vindo, mas sem ocupar prédios de escolas públicas em Sete Lagoas.
A audiência contou também com a presença de professores e alunos da rede pública de ensino na cidade.
O Deputado Estadual Douglas Melo também esteve presente e ressaltou a importância da instalação de uma unidade do colégio Militar em Sete Lagoas, mas disse que toda decisão terá que ter bastante diálogo e respeito.
No final da audiência, o vereador Cláudio Caramelo, disse que outras escolas estão em estudos de viabilidade, Colégio João Herculino e Faculdade Santo Agostinho. Segundo o vereador, a audiência atendeu as expectativas, deixando claro que nenhuma escola citada aceitou a instalação do colégio Militar.
No final da audiência, ficou decidido que o será feito ao município um pedido de doação de terreno para a instalação do colégio Militar em Sete Lagoas.
Ensino técnico Prefeitura de Sete Lagoas anuncia 280 vagas em cursos técnicos gratuitos
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado Mín. 17° Máx. 26°


