
Com a vinda no Novo Código de Processo Civil, Lei nº13.105/2015, restou possível o processo de usucapião pela via extrajudicial, conforme se extrai do artigo abaixo elencado:
Art. 216-A. Sem prejuízo da via jurisdicional, é admitido o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião, que será processado diretamente perante o cartório do registro de imóveis da comarca em que estiver situado o imóvel usucapiendo, a requerimento do interessado, representado por advogado [...].
Contudo, importante ressaltar que, ainda que o processo pareça mais simples tendo em vista a possibilidade extrajudicial, a usucapião é delicada e merece a devida atenção, já que o mesmo artigo do Código de Processo Civiltraz um rol de informações e documentos que devem ser obrigatoriamente apresentados.
I - ata notarial lavrada pelo tabelião, atestando o tempo de posse do requerente e seus antecessores, conforme o caso e suas circunstâncias;
II - planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotação de responsabilidade técnica no respectivo conselho de fiscalização profissional, e pelos titulares de direitos reais e de outros direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo e na matrícula dos imóveis confinantes;
III - certidões negativas dos distribuidores da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente;
IV - justo título ou quaisquer outros documentos que demonstrem a origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse, tais como o pagamento dos impostos e das taxas que incidirem sobre o imóvel.
Além das necessidades elencadas no artigo, a experiência na área imobiliária faz-se importante, haja vista a possibilidade de se reconhecer demais necessidades.
Desta forma, é possível elencar algumas exigências a serem tomadas e documentos a serem solicitados:
Por fim, ratifica-se que o processo de usucapião requer conhecimento específico e a presença de profissional habilitado, a fim de trazer segurança àquele que ingressa com o pedido.
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE Mín. 20° Máx. 27°


