
A Câmara Municipal de Sete Lagoas foi selecionada para oferecer aos servidores e agentes políticos, sem custo, durante dois dias, oficinas que objetivam oferecer subsídios para revisão e atualização dos marcos jurídicos municipais: Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno. O programa é oferecido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis) que é ligado ao Senado Federal.
Serão dois dias intensos, 26 e 27 de março, com palestras e oficinas com o Doutor Honoris Causa em Gestão Pública e instrutor, Luís Fernando Pires Machado. Serão expostas diretrizes e fornecidos os subsídios básicos para que a Câmara inicie a revisão de seus marcos jurídicos, além de ressaltar a importância destes marcos à realidade local, apontando inconsistências e verificando a constitucionalidade dos documentos verificados.
A Escola do Legislativo é a responsável pela organização do evento. Na palestra de introdução será abordada a importância da Lei Orgânica e do Regimento Interno. Na sequência do evento o instrutor vai esmiuçar as ferramentas e dentro da Lei Orgânica vai falar sobre a organização do município e dos poderes, administração pública e políticas públicas municipais.
Outros quatros eixos serão trabalhados dentro da palestra que vai abordar o Regimento Interno. Organização da Câmara, competências e funções dos vereadores, sessões plenárias e processos legislativos. Ao longo dos dias de trabalho os participantes serão divididos em grupos para a realização de dinâmicas e oficinas acerca dos temas.
Sobre o projeto
O Interlegis realiza diversos treinamentos em todo o país para capacitar servidores do Legislativo e até agentes políticos em temas que afetam a qualidade do trabalho das câmaras, melhoram a percepção da sociedade com respeito à transparência e eficiência das casas e qualificam o próprio mandato parlamentar. Esses treinamentos recebem o nome de Oficinas Interlegis.
As oficinas Interlegis, sem custo, ensinam a utilizar as ferramentas tecnológicas e ainda capacitam para outros temas de importância para as atividades legislativa, administrativa e jurídica realizadas nas casas.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 26°


