
Funcionários e pessoas que frequentam o Hospital Risoleta Neves, em Belo Horizonte, estão preocupados com a contaminação pelo novo coronavírus. Em uma semana, o número de infectados passou de duas para 50 pessoas.
O relato é uma pessoa que trabalha no hospital. A TV Globo teve acesso a boletins epidemiológicos divulgados internamente no hospital, que é público. Os documentos mostram que os dois primeiros casos foram confirmados no dia 8 de abril.
Já no dia 10, este número passou para 19. Nesta segunda-feira (13), foram confirmados 45 casos. E ainda havia mais 93 exames em andamento. Na tarde desta terça-feira (14), o próprio hospital confirmou que são 50 trabalhadores acometidos pela doença.
Denúncia
Por telefone, uma pessoa que trabalha no Risoleta Neves e não quis se identificar, disse que a contaminação começou entre pessoas que não atuam no setor voltado ao atendimento de pacientes com o novo coronavírus.

Ela ainda contou que o hospital seguia a recomendação de testar somente profissionais com sintomas da doença. E que a testagem foi ampliada para quem teve contato com esses primeiros infectados.

Essa mesma pessoa disse ainda que a maioria dos profissionais que está contaminada não apresentou sintomas e não foram afastados por este motivo. Agora, o critério de testagem no hospital mudou.

O que essa pessoa contou à reportagem é que muitos desses infectados são da área da saúde e que eles, normalmente, trabalham em outras unidades, o que faz aumentar as chances de proliferação do vírus em outros hospitais.

À reportagem, o hospital disse que criou, em março, um comitê de enfrentamento à Covid-19 e montou um plano de contingência para atuação na pandemia junto aos pacientes e trabalhadores.
Ainda segundo o Risoleta Neves, foi feita a separação do fluxo de atendimento de doentes e funcionários com sintomas respiratórios. A instituição ainda informou que abriu enfermarias e leitos de UTI exclusivos para pacientes com o novo coronavírus.
Além disso, foram adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos os trabalhadores. Os funcionários ainda são orientados a seguir todas as orientações de proteção e prevenção indicadas pelo Ministério da Saúde e gestores locais para o enfrentamento da pandemia.
Acidente Criança sobrevive a acidente na BR-259 que matou o pai, mãe, avó e tia
Incêndio Nero Espeteria é atingido por incêndio em Sete Lagoas
Solidariedade Casa desaba e família fica desabrigada em Sete Lagoas: veja como ajudar
Serviço público Carnaval 2026 terá ponto facultativo na Prefeitura de Cordisburgo
Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram Mín. 17° Máx. 28°


