
Ser medalhista em qualquer competição já é um feito que merece ser comemorado. Imagina agora conseguir 12 medalhas, quatro de prata e oito de bronze, entre mais de 800 mil competidores. Essa foi a conquista do Colégio Alpha de Sete Lagoas na edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) que reuniu estudantes de todas as partes do país.
De acordo com o site guia do estudante, astronomia “é a ciência que estuda os astros e a estrutura do Universo”. Não que o Alpha tenha a pretensão de formar astrônomos, mas as aulas de introdução à astronomia foram inseridas no projeto pedagógico desde 2014 para “trabalharmos conceitos de física e química desde o sexto ano do ensino fundamental”. A afirmativa é do psicólogo e diretor da escola, Fernando Campos, que não esconde o orgulho caso algum aluno queira seguir carreira na área no futuro.
Desde o primeiro ano da matéria na grade curricular os resultados apareceram com duas medalhas de bronze. Fernando explica que inscreveu a escola na OBA para “verificar o resultado desta empreitada”. Em 2015 não foi diferente e o Alpha conquistou mais quatro medalhas de bronze.
O salto para a multiplicação das medalhas em 2016 aconteceu porque “investimos ainda mais no estudo da física e da astronomia na escola”, completa o diretor. A vocação de medalhista do Colégio Alpha pode ser explicada pelo professor da disciplina, Breno Matos, que já “subiu ao pódio” na OBA em duas ocasiões. Matos é bacharel em física pela UFMG e foi monitor do observatório da Serra da Piedade.
Os alunos do Alpha conseguiram a façanha porque tiveram nota superior a 80% da prova com conceitos específicos sobre a matéria. O projeto pedagógico inovador da escola possibilitou os resultados e Fernando garante que novos investimentos serão feitos para que conquistas aconteçam também em outras áreas.
Conquistaram a medalha de prata os alunos: Isabela de Oliveira e Silva Campos Abreu, Lucas Carvalho Lanza Gonçalves, Guilherme Luiz Azevedo e Maria Eduarda Amorim Teixeira. As medalhas de bronze ficaram com: Ana Julia Nascimento Andrade, Maria Júlia Matos Cota, Otávio França Campolina, Lara Luiza Ribeiro e Santos, Otávio Verdolin Ribeiro, Camila Gonçalves Nascimento, Pedro Henrique Normando e Laura Souza Amorim. Diante do bom resultado, Ana Elisa de Oliveira e Silva Campos Abreu e Fernando Souza Lagata da Costa receberam da escola uma menção honrosa.
Ensino técnico Prefeitura de Sete Lagoas anuncia 280 vagas em cursos técnicos gratuitos
Ensino público Prefeitura de Sete Lagoas entrega Escola Quincas Nogueira totalmente revitalizada
Cursos Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas abre 280 Vagas em cursos técnicos gratuitos
Segurança pública Em Prudente de Morais, PM realiza aulão sobre bullying
Concurso Merendeiros em Cena: concurso de receitas vai valorizar alimentação escolar e os profissionais
Futuro Governo de Minas abre pré-inscrições para o programa “Trilhas de Futuro – Jovens e Adultos”
Ensino público Cadastro Escolar começa nesta terça-feira (28): veja o passo a passo e documentos necessários
Sete Lagoas Prefeitura de Sete Lagoas entrega reforma da Escola Municipal Luzia Barbosa, que completa 70 anos
Inovação InovaTech 2025 promete movimentar Sete Lagoas com inovação, criatividade e muito aprendizado Mín. 17° Máx. 26°


