
Ficar quietinho dentro de casa e não sair para absolutamente nada. Essa foi a realidade enfrentada por 15% dos entrevistados do levantamento feito por acadêmicos no projeto “ConVid – Pesquisa de Comportamento”, que analisou como a população tem passado os dias de quarentena.
De acordo com o levantamento, a maioria da população brasileira, 60% no total, respeitou o isolamento social e ficou em casa, só saindo para atividades essenciais (compras de supermercado e farmácia).
"Isso mostra uma grande adesão ao isolamento social e às medidas que são extremamente benéficas para que nós possamos interromper a transmissão do vírus", explicou a professora da Escola de Enfermagem da UFMG Deborah Carvalho Malta, uma das coordenadoras do estudo.
Entre as pessoas que continuaram saindo e tomaram apenas certos cuidados, tais como não visitar idosos e manter distância de outras pessoas, os maiores percentuais (35%) ocorreram nas faixas de idade de 30 a 39 anos e 40 a 49 anos.

O estudo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No período de 24 de abril a 8 de maio de 2020, 44062 indivíduos participaram da pesquisa.
A amostra contou com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD, 2019) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para obter a mesma distribuição por Unidade da Federação, sexo, faixa etária, raça/cor e grau de escolaridade da população brasileira.

Acidente Criança sobrevive a acidente na BR-259 que matou o pai, mãe, avó e tia
Incêndio Nero Espeteria é atingido por incêndio em Sete Lagoas
Solidariedade Casa desaba e família fica desabrigada em Sete Lagoas: veja como ajudar
Serviço público Carnaval 2026 terá ponto facultativo na Prefeitura de Cordisburgo
Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram Mín. 19° Máx. 29°


