Quinta, 25 de Abril de 2024
29°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades CRIAÇÕES MINEIRAS

Engenhocas da pandemia: invenções tentam facilitar prevenção ao coronavírus

Inventos vão desde uma forma mais barata de produzir máscaras de proteção até barreiras em mesas de refeitório de hospital com cano de PVC

01/06/2020 às 09h14
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:
Com aluno voluntário, professor da UFMG desenvolve máscaras
Com aluno voluntário, professor da UFMG desenvolve máscaras "face shield" mais baratas e práticas - Foto: Ramon Bitencourt/O Tempo

Do desenvolvimento de novas vacinas e tratamentos a soluções para garantir o distanciamento social no cotidiano, a criatividade tem sido preciosa no combate à pandemia. Neste momento, pesquisadores e empresas desenvolvem novas soluções para a prevenção contra a Covid-19, como o professor de design que pretende entregar milhares de máscaras “face shields” a um hospital e a startup que desenvolveu um tipo de relógio que mede a distância entre as pessoas.

As máscaras “face shields” (aquelas em que um plástico é posicionado sobre o rosto da pessoa) que foram desenvolvidas pelo professor de design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Marcelo Pinto surgiram da necessidade. Em apuros pela dificuldade em conseguir os equipamentos, a equipe do Hospital João XXIII, na área hospitalar de Belo Horizonte, o procurou para saber se ele conseguiria produzir as máscaras a partir de impressão 3D, com a qual ele lida há 15 anos.

“Temos três impressoras na Escola de Arquitetura da UFMG, e duas estavam com problema por falta de recursos”, conta o professor. Junto a Humberto Zangueri, um aluno voluntário – já que o projeto ainda não conta com nenhuma bolsa de auxílio –, ele vasculhou a oficina da escola em busca de materiais e usou sucata de aço inox para produzir a estrutura de suporte das máscaras. Desse processo, resultaram cerca de 20 peças, que foram repassadas ao hospital.

Com a doação de inox por uma empresa, que deve se concretizar em breve, o professor acredita ser capaz de entregar cerca de 2.500 suportes de máscara para o João XXIII em até duas semanas. O diferencial das peças dele é que se adaptam a qualquer tipo de visor, o que é importante, já que o hospital recebe doações de vários formatos deles. Outro diferencial é o custo de produção: levando em conta apenas os materiais, cada item sai por R$ 5, e ele acredita que podem ser vendidos por até R$ 20, se forem comercializados.

A tecnologia foi registrada, e a UFMG vai receber pela venda dela, caso ocorra. “As universidades estão tendo oportunidade de mostrar um movimento que vinha acontecendo antes da pandemia. É histórico achar que estudar não leva a nada e que professor não trabalha, mas as universidades estão mostrando a capacidade que têm”, resume Marcelo. 

Startup de BH desenvolve “relógio” que mede distanciamento

Com sede no bairro Floresta, na região Leste de BH, a startup Logpyx desenvolveu a Aura, tecnologia que permite medir a distância entre as pessoas em uma empresa e avisar por onde o funcionário passou e com quem teve contato, caso ele acabe sendo diagnosticado com Covid-19.

Funciona assim: uma espécie de chip é colocada em um tipo relógio, capacete ou na roupa dos funcionários de uma empresa e se conecta a uma rede de internet interna do local. O aparelho indica onde as pessoas estão e, caso elas se aproximem, por exemplo, a partir de 2 m uma da outra, emite um sinal – que pode ser uma vibração ou um sinal luminoso no relógio delas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 16h07 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes